Transferências entre locais
1-Conceito
Transferências entre locais são movimentações de produtos ou ativos dentro de uma empresa, de um ponto a outro. Este processo é crucial para a gestão eficaz do estoque, ajudando a otimizar o espaço, atender demandas variáveis, e manter a organização interna.
O ADM, facilita essas transferências ao permitir o registro e o rastreamento das movimentações, assegurando precisão nos dados de estoque e eficiência operacional. Este processo consiste em retirar produtos de um local e colocá-los em outro.
A loja X está organizando seu estoque e precisa movimentar alguns produtos de um local para outro. Nesse caso, ela precisará realizar transferências entre locais.
2- Como fazer transferências de locais
Para realizar transferências entre locais, o usuário pode iniciar o processo na tela “Transferências de Locais”. Ao acessar essa tela, é necessário selecionar o “Local de origem” do produto, o “Local de destino”, inserir uma observação, especificar a ação sobre a baixa da transferência e escolher os produtos e quantidades desejadas para a transferência. Todos esses campos são obrigatórios para o processo.
3-Ação sobre a baixa da transferência de local
3.1 Apenas gravar a transferência de local, exigindo baixa posterior
Caso o usuário selecione essa opção, será necessário realizar a baixa do produto no novo local após a entrada. Ao gravar a transferência, aparecerá uma mensagem indicando: Para finalizar a transferência é necessário realizar a baixa da transferência na tela de “Relação de Transferências de Locais”.
Ao optar por “Apenas gravar a transferência de local, exigindo baixa posterior”, o ADM sugerirá o estoque com base na menor quantidade entre o estoque físico, excluindo as separações, e o estoque disponível.
3.2 Gravar a transferência de local e realizar a baixa imediatamente.
Para essa última opção, é necessário que o funcionário tenha autorização para baixar a transferência de local. A baixa será realizada imediatamente durante o processo da transferência.
“Gravar a transferência de local e realizar a baixa imediatamente” será sugerido o estoque com base apenas no estoque físico sem as separações realizadas.
4-Botões opcionais
O ADM oferece outras funcionalidades relacionadas ao processo de transferências entre locais. Na mesma tela, existem dois botões de sugestões que podem ser utilizados para facilitar o processo de transferência.
• Sugerir transf.: Este botão sugere a transferência entre locais e oferece três opções, dependendo das necessidades identificadas no processo em andamento.
• Transf. Estoque: Essa opção é utilizada para transferir estoque disponível. A tela de ”Filtros para Sugestão do Remanejamento” traz várias opções de filtros.
Na mesma tela de transferência, há também o botão “Lista de separação”, que permite imprimir a lista de produtos que foram separados para a transferência. Isso pode ser útil durante a conferência dos produtos no local de destino.
5-Relação de Transferências de Locais
Na tela “Relação de Transferências de Locais”, o usuário que durante o processo de transferência optou pela ação de “Apenas gravar a transferência de local, exigindo baixa posterior”, deverá realizar a baixa da transferência. Isso é feito através dos filtros na aba “Filtros”. Ao processar a tela na aba “Resultados”, o ADM exibirá as transferências de locais realizadas. Nesse momento, ao selecionar uma transferência com o status “Aberto”, o usuário pode efetuar a baixa clicando no botão “Baixar”.
Aparecerá uma outra tela de “Conferência”, trazendo o “Tipo de confirmação (Manual ou Por código de barras)”, e os produtos e quantidades para conferir. Após a conferência pode-se então finalizar a baixa da transferência.
O ADM não deixa finalizar a baixa se não fizer a conferência e confirmação desses produtos na tela de “Conferência”.
6-Acesso
Para utilizar o recurso é necessário ter autorização das telas e processos para acessar:
• Transferências de locais;
• Relação de transferências de locais.
Criado em 27 de junho de 2024 às 09:06:53