Rupturas de produtos

Rupturas de produtos

1-Conceito

Ruptura de produtos é um termo utilizado no varejo e na gestão de estoque para descrever a situação em que um produto listado para venda está temporariamente indisponível para os clientes. Isso pode ocorrer devido a vários motivos, como falta de estoque, problemas de fornecimento, atrasos na reposição ou falhas na cadeia de suprimentos. As rupturas de produtos podem causar insatisfação dos clientes, perda de vendas e impactos negativos na reputação da empresa. Ou seja, a ruptura é definida como falta de produtos  , portanto, a partir do momento que o consumidor vai até a loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura.

O cliente x vai até a loja com a intenção de comprar um sifão, porém, ao verificar na gôndola, o produto está em falta. Essa falta de disponibilidade do produto desejado indica uma ruptura, ou seja, a loja não possui o item em estoque no momento da visita do cliente. Isso pode causar frustração ao cliente e resultar na perda da venda. Portanto, é importante para a loja monitorar e gerenciar suas rupturas de produtos para garantir a satisfação do cliente e evitar perdas de vendas.

2-Relação de rupturas

Menu:

  • Relatórios > Produtos > Rupturas.

A tela “Relação de Rupturas” oferece um relatório que analisa as movimentações desses produtos, identificando de forma precisa qual a real situação de disponibilidade dos produtos, permitindo avaliar e facilitando a elaboração de estratégias para reposição do estoque. Esse relatório é de grande valor para o setor de compras, pois pode contribuir significativamente na tomada de decisões sobre o que comprar. Além disso, fornece informações sobre o total de vendas perdidas e o giro dos produtos.


O relatório apresenta a relação de rupturas, permitindo filtrar por empresa, produtos, grupos de produtos, fabricante, marca, comprador, excluir clientes e condição de pagamento. É possível determinar um período que não pode ser superior a 31 dias. Além disso, oferece opções como produtos com estoque mínimo, produtos que tiveram giro no período anterior, produtos sem ruptura separados e a possibilidade de agrupar produtos similares, entre outras opções. Ao processar o relatório, o resultado será apresentado em duas abas: “Rupturas de Estoque” e “Produtos Sem Rupturas”.

2.1-Rupturas de estoque

A aba “Rupturas de Estoque” apresenta os produtos com rupturas, indicando a quantidade de ruptura, o valor da venda perdida, o saldo inicial e também oferece uma representação dos dias equivalentes a um mês (que pode variar de 30 a 31 dias), com uma codificação de cores conforme a legenda fornecida abaixo da tela de relação de rupturas. Ao selecionar cada produto, é possível visualizar os detalhes da ruptura através do botão “Explanação”.
Ao informar a quantidade de dias para a ruptura, o ADM calculará a média de venda diária dos últimos 60 dias com base em todos os dados anteriores informados na tela.

A tela possui dados que podem ser mostrados através do adicional de ajuda, tais como: compras pendentes, produtos similares (se o produto possuir), origens de transformações e dados de estoque entre filiais.

2.2-Produtos sem rupturas

Nesta aba serão apresentados produtos sem rupturas, informações de unidade, se possuem produtos similares, saldo do início do período, média do giro diário.

Para um produto que ficou sem vender do dia 11 ao dia 21, equivale a 11 dias. A média de vendas diária desse produto é de 8,82 unidades. Portanto, durante esse período, foi deixado de vender o equivalente a 97,02 unidades.
Ao dar duplo clique no produto, independentemente da aba em que esteja, será apresentada uma aba de razão do produto, onde constará toda a movimentação do produto. Isso facilita a elaboração de estratégias para reposição do estoque.

3-Produtos similares

Menu:

  • Cadastros> Produtos > Similares.

Na falta de um item principal no estoque da empresa, os vendedores têm fácil acesso à informação de produtos similares, aumentando assim a chance de concretizar a venda e garantir que o cliente saia com um item em mãos.

É possível carregar os produtos da ruptura na “Sugestão de Compras”. As duas telas devem permanecer aberta até que o processo da sugestão de compras seja finalizado.

4-Acesso

Menu:

  • Cadastro > Funcionários > Autorizações de Telas e Processos.

Para acessar o relatório de rupturas o usuário deve possuir autorizações de telas e processos para ter acesso a tela:
•Relação de rupturas.

Criado em 02 de abril de 2024 às 09:28:09

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Perguntas Frequentes

Ruptura de produtos é um termo utilizado no varejo e na gestão de estoque para descrever a situação em que um produto listado para venda está temporariamente indisponível para os clientes.

As rupturas de produtos podem ocorrer devido a vários motivos, como falta de estoque, problemas de fornecimento, atrasos na reposição ou falhas na cadeia de suprimentos.

As rupturas de produtos podem causar insatisfação dos clientes, perda de vendas e impactos negativos na reputação da empresa.

A ruptura é definida como falta de produtos, ou seja, a partir do momento em que o consumidor vai até a loja para comprar um produto e ao chegar na prateleira se depara com ela vazia, está concretizada a ruptura.