Regras para descontos nas vendas
1-Conceito
Regras para descontos nas vendas, são um componente vital da estratégia de preços e vendas de uma empresa, ajudando a maximizar os benefícios dos descontos enquanto se protege contra potenciais riscos financeiros e operacionais.
O poder de negociação através de descontos é fundamental para aumentar as vendas no mercado atual. No entanto, sem um controle gerencial adequado, essa prática pode comprometer a lucratividade da empresa. Para que os descontos sejam um diferencial positivo sem trazer prejuízos, é essencial manter um controle rigoroso sobre as formas de aplicá-los.
No ADM, existem diversas maneiras de conceder descontos, incluindo “Desconto geral por empresa, por funcionário, por condição de pagamento, individual/geral por item, por lucratividade, por over price, e desconto por PDV”.
2-Parâmetros de empresas
Ao acessar a tela “Parâmetros de Empresas” é necessário realizar as parametrizações citadas abaixo para utilizar os descontos nas vendas.
2.1- Definir % Max. desconto vendedor
Nos Parâmetros de Empresas”, na aba “Vendas” e sub aba “Dados Complementares”, o usuário pode inserir um percentual no campo “% Máx. desconto vendedor”. Esta opção de parametrização é utilizada por empresas que oferecem um desconto geral para todos os clientes, permitindo que qualquer vendedor com acesso à tela de vendas possa conceder este desconto.
2.2- Utilizar a tecla F5
Essa opção permite que o vendedor conceda o percentual de desconto autorizado a ele através da tecla “F5”. Para configurar essa funcionalidade, o usuário deve acessar os parâmetros de empresas, na aba “Vendas-Santri”, e marcar a opção “08-Utilizar F5”.
2.3- Utilizar over price
Essa parametrização é utilizada para ativar o recurso “Over Price”. O usuário deve marcar a flag “06 – Utilizar over price” na aba “Vendas – Santri” em parâmetros de empresas.
Para acessar a aba “Vendas – Santri”, é necessário entrar em contato com o suporte da Santri Sistemas.
3-Parâmetros de lucratividade
Em “Parâmetros de Lucratividade” e aba “Gerais”, o usuário deve definir o tipo de verificação desejada no campo “Tipo de verificação de desconto máximo por lucratividade”. Essa parametrização é utilizada para definir a lucratividade da venda, caso a empresa trabalhe com metas de lucro.
4-Desconto por funcionário
Para empresas que necessitam configurar percentuais de desconto específicos para um ou mais funcionários, diferente do desconto geral por empresa, é possível utilizar o recurso de configuração do percentual de desconto permitido para cada funcionário no momento da venda, através da tela “Autorizações Financeiras por Funcionário”. Ao acessar esta tela, o usuário deve clicar no botão “Inserir”, o que abrirá a tela “Buscar Autorização Financeira por Funcionário”. Nessa tela, é possível buscar o funcionário desejado e definir o percentual de desconto que será concedido a ele na venda no campo “% Desc. máx. venda” da aba “Autorizações”.
Caso haja uma informação de desconto específica no cadastro do funcionário, o ADM não considerará as demais regras de desconto. Isso significa que apenas o desconto definido no cadastro do funcionário poderá ser concedido.
5-Desconto por condição de pagamento
O desconto por condição de pagamento é utilizado por empresas que aplicam diferentes descontos com base nos prazos das condições de pagamento. Para configurar essa regra, o usuário pode acessar a tela “Condições de Pagamento” e, na aba “Dados da Condição”, digitar o percentual de desconto máximo no campo “% máx. desc.”.
Lembrando que essa regra deve ser utilizada por clientes que desejam manter um preço único na venda. Ou seja, o índice da condição de pagamento será o mesmo para todas as condições.
6-Desconto individual/geral por item (F5)
Este desconto é principalmente utilizado em situações onde é necessário conceder um desconto para cobrir a oferta de concorrentes em um ou mais itens específicos, e não sobre toda a venda. Isso significa que o desconto é aplicado por item. Para utilizar o desconto através da tecla “F5”, deve-se marcar a flag “08-Utilizar F5” nos parâmetros de empresas, conforme mostrado anteriormente na parametrização. Caso não haja um percentual de desconto informado nas autorizações financeiras do funcionário, ele poderá conceder desconto usando a tecla “F5”, mas será solicitada a autorização de um usuário com permissão.
Para acessar o desconto por item durante a venda, na tela “Orçamentos/Vendas”, após selecionar os produtos, o usuário deve clicar na tecla “F5” do teclado. O ADM carregará a tela “Buscar Desconto por Item”, onde serão exibidas duas opções:
•Trocar todos os % de desc.: Esta opção abrirá uma tela onde será possível informar o desconto para todos os produtos de uma única vez.
• Trocar % por marca: Esta opção exibirá todas as marcas dos itens cadastrados no orçamento de vendas, permitindo informar o percentual de desconto por marca. Ao definir o percentual de desconto para cada marca, os itens no orçamento terão a coluna “% Desconto” preenchida automaticamente de acordo com a marca.
Se o usuário não tiver autorização para conceder o desconto por item, a seguinte mensagem será exibida:
Para que o vendedor possa conceder um percentual máximo de desconto através da tecla “F5”, existe o campo “% Máximo de desconto F5” em autorizações financeiras por funcionários. Este campo é utilizado para evitar que o vendedor conceda todo o seu desconto disponível em um único produto de venda.
Caso o vendedor conceda um desconto através da tecla “F5”, esse desconto será somado ao desconto aplicado no fechamento do pedido. O ADM verificará se a venda pode ser fechada ou se será necessária a senha para autorizar o desconto.
• Nota: A tecla “F5” também pode ser utilizada para aumentar o preço de venda. Nesse caso, o valor acrescido no preço se torna uma margem de desconto disponível para o vendedor.
7-Desconto por lucratividade
O “Desconto por Lucratividade” é utilizado por empresas que trabalham com metas de lucro nas vendas. Se o vendedor estiver alcançando um lucro acima do estipulado, ele poderá conceder um desconto superior ao permitido, evitando assim sobrecarregar o gerente.
Este desconto deve ser definido nos “Parâmetros de lucratividade”, na aba “Vendas” e na sub aba “Lucratividade”. O usuário deve definir o tipo de verificação desejada no campo “Tipo de verificação de desconto máximo por lucratividade”.
Existem duas formas de conceder o desconto por lucratividade: “Verificar a lucratividade do vendedor no mês” e “Verificar a lucratividade do vendedor na venda”.
• Verificar a lucratividade do vendedor no mês – Nesta opção, significa que, ao realizar uma nova venda, o ADM somará a lucratividade acumulada do mês à lucratividade da venda atual. O ADM comparará essa soma com a lucratividade estipulada pela empresa. Se a soma estiver acima da lucratividade parametrizada, o vendedor poderá conceder um desconto maior do que o normalmente permitido para ele.
• Verificar a lucratividade do vendedor na venda – Aqui, ao realizar uma nova venda, o ADM verificará a lucratividade dessa venda em relação à lucratividade mínima definida no parâmetro. Caso a lucratividade dessa venda seja superior à estipulada pela empresa, o vendedor poderá conceder um desconto maior do que o normalmente permitido para ele.
Com base nos dados acima, temos as seguintes situações:
Situação 1: Venda de R$200,00 com lucratividade de 8%.
O vendedor poderá conceder um desconto de até 15%, que é o seu desconto normal, pois a lucratividade dessa venda ficou abaixo do mínimo exigido pela empresa. No entanto, o desconto padrão do vendedor pode ser concedido independentemente da lucratividade dessa venda.
Situação 2: Venda de R$350,00 com lucratividade de 30%.
O vendedor poderá conceder um desconto de até 20%, pois acima desse desconto, a lucratividade da venda ficaria abaixo do mínimo exigido, que é de 10%.
8-Over price
Este recurso é recomendado para empresas que, por algum motivo, precisam acrescentar um determinado percentual ao valor da venda. Para utilizar o “Over Price”, como mencionado anteriormente, é necessário parametrizá-lo nos parâmetros de empresas.
Após a parametrização, o usuário poderá acessar a tela “Orçamentos/Vendas” e, na aba “Principais”, no campo “Over Price”, definir o percentual desejado para acrescentar à venda. Os itens assumirão os valores com os acréscimos definidos.
Lembrando que o valor em porcentagem preenchido no campo “Over Price” deve ser convertido para índice.
• Nota: O acréscimo de preço através do “Over Price” não se torna margem para desconto.
Se o vendedor deseja alterar os preços dos produtos em 20%, ele deve converter os 20% para o índice 1,20.
No caso acima, o vendedor deverá preencher o campo “Over Price” com o valor de “1,20”. Se ele informar “2”, o acréscimo será de 100% sobre o valor do produto, e não 20% como desejado.
9-Desconto no PDV
Esse tipo de desconto pode ser utilizado em situações onde há necessidade de conceder descontos em vendas no PDV (Ponto de Venda). Para utilizar esse recurso nas vendas rápidas, o usuário deve acessar a tela “Autorizações Financeiras por Funcionário” e inserir o funcionário clicando no botão “Inserir”. O ADM abrirá uma nova tela onde, na aba “Autorizações”, o usuário poderá definir o percentual de desconto permitido ao funcionário no campo “% Desconto do PDV”.
Esse desconto poderá ser concedido quando a venda no PDV for finalizada.
10-Fechamento da venda
Ao fechar o pedido na tela “Fechamento de Pedido” através da tela “Orçamentos/Vendas”, o vendedor pode informar o desconto que deseja conceder no fechamento da venda. Esse desconto é calculado apenas sobre os produtos com preço normal. Caso a venda inclua produtos em promoção, o ADM não permitirá desconto sobre esses itens devido à regra estabelecida. O desconto é rateado entre os itens com preço normal e impresso na nota fiscal.
Se o vendedor fechar o pedido com um desconto maior do que o permitido, o ADM abrirá uma tela questionando o usuário se deseja finalizar o pedido com bloqueio, ou seja, bloqueando a venda. A venda bloqueada poderá ser liberada somente pelo gerente ou finalizada com a liberação de uma senha autorizada.
11-Acesso
Além da parametrização em parâmetros de empresas e parâmetros de lucratividade, é necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
✓ Autorizações financeiras por funcionário;
✓ Condições de pagamentos;
✓ Orçamentos/Vendas.
Criado em 21 de maio de 2024 às 16:46:48