Regra de reserva
1- Conceito
Existem 3 empresas do mesmo grupo que realizam vendas de um mesmo produto. Quando é feito uma venda desse produto a regra de reserva vai apontar automaticamente qual empresa irá reservar o estoque primeiro, para entregar ao cliente. No ADM deve-se parametrizar essa regra, ou seja, qual a ordem dessas empresas para validar a disponibilidade do produto de acordo com o tipo de entrega.
A regra de reserva é definida no momento da implantação, para alterá-la entre em contato com o suporte da Santri Sistemas.
2- Como parametrizar a regra
Conforme apresentado na tela acima, pode-se escolher a ordem das empresas que desejar, na regra geral: Entrega no ato, agendamento, retirar nas lojas da rede. A regra de reserva por cidade, pode-se vincular por cidade, o agendamento para autosserviço e depósito. Levando em consideração:
• Regra de reserva geral: Quais empresas serão consideradas ao reservar os produtos de acordo com o tipo de entrega: No ato, agendamento ou retirar nas lojas da rede.
• Regra de reserva por cidade: A mesma regra acima, mas considerando a entrega em cidades específicas.
Independente das cidades inseridas, todas seguirão a mesma regra de agendamento. Caso a entrega seja realizada para uma das cidades de destino inseridas, o ADM irá desconsiderar a regra de reserva geral.
3- Outras definições
Na tela de regra de reserva, existe outra aba chamada “Outras definições” que permite: Escolher a empresa que controla data mínima de entrega, escolher empresa da devolução de venda de produtos de depósito, escolher o tipo de transferência de entrega, escolher empresas que não participam da regra de transferência da entrega, escolher empresa da transferência da entrega. Marcar a opção considerar entrega prioritária para transferência de entrega, marcar utilizar o estoque de integração e fazer a venda sem agendamento quando não houver estoque disponível para agendamento web. Veja imagem:
• Empresa que controla data mínima de entrega– Através dessa opção é possível escolher uma empresa que será responsável pela data mínima de entrega.
• Empresa da devolução de venda de produtos de depósito– Através dessa opção é possível escolher uma empresa que será responsável pela devolução de venda de produtos de depósito.
• Tipo de transferência de entrega- Através dessa opção, pode-se escolher 3 tipos de opções conforme imagem:
-Nenhuma transferência de entrega: Quando as lojas podem realizar entregas de qualquer tipo.
-Transferir todos os tipos de produtos: Toda vez que eu fizer uma entrega programada, a pendência será transferida para a empresa que definir. Ou seja, se definir todos tipos de produtos, todo tipo de produto com entrega programada será transferido para a empresa de entrega.
-Transferir produtos de depósito para a empresa de transferência e os de autosserviço para a empresa da venda: Marcando esta opção, significa que a loja pode fazer entrega, mas somente de produtos pequenos (autosserviço), e os demais produtos serão transferidos para o depósito realizar a entrega.
A transferência de entrega nada mais é que uma entrega programada, onde é feito as definições das lojas. Funciona da seguinte forma: É feito uma entrega programada onde a mercadoria será reservada nas lojas da rede, mas as lojas não fazem entregas, quem faz entrega é o CD (depósito). Como a mercadoria está nas lojas é necessário transferir a mercadoria e a pendência para o CD (Depósito) realizar a entrega.
• Empresas que não participam da regra de transferência da entrega: É possível informar as empresas que serão exceção, ou seja, filiais que podem realizar a entrega se a mercadoria for reservada nelas. Lembrando que somente é possível inserir empresas que estão relacionadas nos campos de “Regra geral de reserva/ agendamento”.
• Empresa de transferência de entrega: É possível definir qual empresa de destino fará a entrega.
• Considerar entrega prioritária para transferência de entrega– Quando um pedido for definido que tem prioridade de entrega, na tela irá mostrar uma legenda para identificar essa separação de prioridade.
O padrão desse parâmetro é marcado, caso o parâmetro esteja desmarcado e o pedido tenha prioridade de entrega, não será permitido a separação.
• Utilizar o estoque de integração e fazer a venda sem previsão quando não houver estoque disponível para agendamento web. Caso essa opção esteja marcada e tiver estoque disponível na integração, o ADM deverá gerar pendência somente da quantidade possível, o restante deverá ser lançado como sem agendamento e o pedido deverá ser sinalizado como “Utilizando estoque integração”. Com isso, o ADM enviará uma mensagem para o usuário informando que houve uma venda sem previsão que utilizou estoque de integração.
Criado em 16 de abril de 2024 às 10:02:30