Regra de Login

Regra de Login

1-Conceito

Login nada mais é que sua identidade de acesso geralmente aliado a uma senha. Sua autenticação permite acessar telas e processos no ADM. Para evitar possíveis situações como login fora de horários especificados, o Desenvolvemos uma trava no ADM para horários em logins, de modo que o usuário não poderá utilizar o ADM em horários fora do estabelecido. Foi criado o parâmetro “Utiliza regra de login”, caso o usuário deseje seguir a regra, será levado em consideração o horário de funcionamento da empresa parametrizada, e caso o parâmetro estiver marcado, o usuário de acesso não poderá utilizar o ADM em horários fora do estabelecido.

2-Parametrização

2.1- Regra de login

Menu:

  • Menu: Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Gerais> Aba-Gerais> Flag 30-Utiliza regra de login

Na tela “Parâmetros Gerais” o usuário poderá definir se usará ou não a “Regra de Login”, para isso, basta marcar a opção da “Flag 30-Utiliza regra de login”, da aba “Gerais”. Para disponibilizar o recurso no cadastro de funcionários.

Lembrando que o ADM fica aberto no máximo 24 horas, passando esse período será apresentada mensagens de aviso, para que o usuário realize o login novamente, caso isso não aconteça o ADM é fechado automaticamente.

3-Cadastro de regra de login

Menu:

  • Menu: Cadastros> Funcionários> Regras de login.

Para o cadastro e definições de cada regra, o usuário poderá acessar a tela “Regras de Login”, e informar o nome que deseja utilizar para a regra, o horário inicial e final de cada dia da semana. Poderá também marcar as opções na parte superior da tela como: “Acesso total” e “Permitir login em feriado”. Caso marque a opção “Acesso total”, a opção “Permitir login em feriado” ficará desativada para marcação. Ao gravar as informações o ADM mostrará o código gerado para a regra.

4-Cadastro de funcionários

Menu:

  • Menu: Cadastros> Funcionários> Funcionários.

Na tela “Cadastro de Funcionários” na aba “Regras de login”, o usuário poderá selecionar uma das regras cadastradas através da tela “Pesquisa de regras de login”. Na parte inferior da tela há o campo “Exceções da regra de login” com as colunas: Data inicial, data final, hora inicial, hora final e motivo da regra. Na tela há o botão “Bloquear login”, este parâmetro somente poderá ser marcado, se o funcionário for usuário e não gerente. Essa opção é utilizada para fazer o bloqueio do login de um determinado funcionário por tempo indeterminado.

A aba “Regras de login”, só ficará visível se estiver parametrizado a opção “Utiliza regra de login” em parâmetros gerais.

Não é permitido informar regra de login quando o funcionário for gerente!

5-Autorizações de telas e processos

Menu:

  • Menu: Cadastros> Funcionários> Autorizações de telas e processos.

No ADM para acessar telas e processos, é necessário que o usuário tenha uma autorização. Essas autorizações são dadas pelo gerente do sistema, também é possível fazer equivalência de autorizações entre usuários.  A tela cadastro de autorizações de telas e processos, permite os acessos e cada usuário só terá acesso as telas e processos definidos nesta tela. Na tela “Cadastro de Autorizações de Telas e Processos”, aba “Telas” foi adicionado a opção “Regras de login” e na aba “Processos”, as autorizações: “Alterar regra de login” e “Inserir exceção da regra de login”, para autorizar o acesso ao funcionário.

6-Relação de funcionários

Menu:

  • Menu: Relatórios> Cadastros> Funcionários> Funcionários

Na tela “Relação de Funcionários”, aba “Filtros” há o filtro “Possui regras de login” com as opções: Sim, não ou não filtrar. Ao processar a tela na aba “Resultado”, o ADM irá trazer os funcionários que possuem regras de login. Caso o usuário deseje alterar a regra ou inserir uma exceção, basta selecionar o funcionário e clicar no botão “Alterar dados”, localizado na parte inferior da tela. Ao clicar no botão “Alterar dados”, o usuário poderá selecionar a opção “Alterar Regra de Login” ou “Inserir Exceção da Regra de Login”.

6.1-Alterar regra de login – Através da tela “Pesquisa de regras de login.

6.2- Inserir Exceção da Regra de Login – Através da tela “Coletar Exceção de regra de login.

Lembrando que somente o funcionário que tenha autorização as telas e processos poderá fazer alteração ou inserir uma exceção na tela “Relação de Funcionários”

7-Acesso

Menu:

  • Menu: Cadastros> Funcionários> Autorizações de telas e processos.

Além da parametrização em parâmetros gerais, é necessário que o usuário tenha autorização das telas e processos para acessar:
✓ Regras de login;
✓ Cadastro de funcionários;
✓ Relação de funcionários.

Atualizado em 05 de março de 2024 às 19:38:12

Nos dê Seu Feedback!

Deixe sua sugestão ou dúvidas.

Perguntas Frequentes

Login é um termo em inglês que significa ter acesso a algo no meio digital, ou seja, conectar um site, um serviço ou mesmo aparelhos como computadores e smartphones. O login, geralmente é aliado a uma senha, que é a sua identidade de acesso.

O ADM oferece a opção “Regra de login”, onde foi desenvolvido uma trava de horários em logins, de modo que o usuário não poderá utilizar o ADM em horários fora do estabelecido.

É necessário parametrizar em parâmetros gerais, a opção da “Flag 30-Utiliza regra de login”, da aba “Gerais”. Dessa forma o usuário poderá definir uma regra que será usada para o funcionário desejado.

Para o cadastro e definições de cada regra, o usuário poderá acessar a tela “Regras de Login”, e informar o nome que deseja utilizar para a regra, o horário inicial e final de cada dia da semana. Ao gravar as informações o ADM mostrará o código gerado para a regra.