Regra de comissão
1-Conceito
Regra de comissão é um conjunto de diretrizes ou critérios estabelecidos para determinar como e quando os funcionários receberão comissões ou bônus com base em suas vendas ou desempenho. Essas regras podem variar de acordo com a política da empresa e podem incluir diferentes parâmetros, como percentuais de comissão, metas de vendas, tipos de produtos vendidos, entre outros.
O que é comissão de venda?
Comissões de vendas são valores pagos aos funcionários ou representantes pelas vendas realizadas. Normalmente, é estabelecido um percentual a ser pago pelas vendas que cada um realiza. Esse tipo de pagamento é considerado uma despesa variável, pois se não houver vendas, não ocorrem comissões.
O processo de comissionamento refere-se ao cálculo do valor da comissão de venda a partir da definição de uma porcentagem que incidirá sobre o valor total vendido.
O ADM oferece diversos modelos de comissões para atender a várias regras. Pensando em otimizar a utilização desse recurso, a Santri Sistemas” desenvolveu a “Regra de Comissão”, que além de atender a muitos modelos existentes, possibilita também a variação dessas regras e a utilização em um único relatório.
2-Regra de comissão
Na tela “Regra de Comissão” pode-se cadastrar a regra de acordo com a política da empresa. A regra de comissão é um modelo flexível no qual o usuário pode determinar a comissão por produto, grupo de produtos e faixa de pagamento. É possível criar a regra de comissão considerando várias opções, índices e percentuais, permitindo uma personalização completa. Não há limite para a quantidade de regras que podem ser criadas, proporcionando uma gestão precisa e adaptável às necessidades da empresa.
A tela apresenta vários campos a serem preenchidos:
•Campo: Vendas realizadas no domingo – É possível definir qual é a porcentagem que certos vendedores terão sobre as vendas feitas no domingo;
•Campo: Dias de inadimp. p estornar a comissão – Caso deseja que ocorra o estorno da comissão, quando houver inadimplência, basta informar a quantidade de dias limites para executar o estorno;
• Flag: Ignorar itens vendidos como impulso – Para não gerar comissão em itens vendidos por impulso;
•Campo: Tipo empresa a considerar – Empresa da venda ou empresa do vendedor;
•Campo: Tipo verificação comissão – Com base no pedido ou com base nos itens;
•Campo: Incidência da comissão plus – Comissão base ou comissão base + comissão sobre o lucro. Essa comissão é considerada uma comissão especial, pois é calculada sobre o valor da comissão. Assim como os demais percentuais, essa comissão também
considera a faixa de valor vendido;
•Campo: Considerar funcionário da regra como – O próprio vendedor, o gerente do vendedor ou o gerente geral (Todas as vendas);
•Campo: Tipo de comissão base – Fixo por faixa de faturamento ou variável por faixa de lucro;
•Campo: Tipo de visão das vendas – Visão comercial ou visão financeira.
Visão Comercial: Paga comissão na condição acumulativo no momento da venda. Neste caso para que o funcionário seja comissionado é necessário informar percentual de comissão nas faixas abaixo da comissão: Momento da Venda.
Visão financeira: Paga o percentual de comissão parametrizada na condição escolhida no fechamento do Acumulativo.
Valor da venda = R$ 1.200,00.
Produtos não comissionados = R$ 200,000.
Frete = R$ 100,00.
Base comissionável = R$ 900,00.
Nesta venda se o sistema considerar a base comissionável será
o valor de R$ 900,00 e se for considerar o valor total da venda
será R$ 1.200,00.
Essa comissão também poderá ser calculada sobre a comissão
por lucratividade, para isso a opção “Comissão Plus incide
sobre a comissão + comissão sobre o lucro” deverá ser
selecionada, assim o ADM somará as duas comissões e sobre
o resultado calculará a comissão Plus:
Base de comissão = R$ 900,00
Lucro = R$ 155,00
Comissão base 5% = R$ 45,00
Comissão por lucratividade de 10% = R$ 15,50
Comissão total da venda = R$ 60,50
Comissão Plus 20% = 60,50 *20% = 12,10
Comissão a ser paga ao vendedor será no valor de R$ 72,60 com
a comissão Plus.
3-Percentuais de comissões
•Definir % por grupo de produtos para faixa de 0,00 até 99.999.999,99 – Ao clicar nesse ícone o ADM apresentará a tela de coletar percentuais de comissão por grupo de produtos ao qual pode ser definido percentuais diferenciados por grupo de produtos por faixa de faturamento.
•Definir % por produto, regra para todas as empresas e faixas – Ao clicar nesse ícone o ADM apresentará a tela de coletar percentuais de comissão por produtos de exceção, onde é definido também percentuais diferenciados, mas também desconsiderar a pagar comissão na opção pagar comissão. Essa regra será para todas empresas e faixas.
•Definir % por produto + empresa, regra para todas as faixas – Ao clicar nesse ícone o ADM irá apresentar a tela coletar percentuais de comissão por produtos + empresa, onde é possível definir a empresa, ao clicar em iniciar coleta para a empresa selecionada, inserir os produtos de exceção, onde é definido também percentuais diferenciados, mas também desconsiderar a pagar comissão, na opção pagar comissão.
•Definir % por faixa de lucro + forma de pagamento – Para habilitar o campo definir % por faixa de lucro+ forma de pagamento a opção tipo de comissão base deve estar marcado como variável por faixa de lucro. Ao clicar na opção o ADM apresentará a tela coletar percentuais de comissão por faixa de lucro + forma de pagamento “e será possível editar as faixas de lucros pelos botões “Inserir nova faixa de lucro”, “Alterar a faixa inicial de lucro”, “Excluir faixa de lucro selecionada”.
Para inserção dos percentuais de comissão por faixa de lucro serão possíveis para as seguintes formas de pagamento.
•% de comissão no momento da venda: Dinheiro, cheque a vista, cheque a prazo, cartão de crédito, cartão de débito, duplicata, boleto, financeira e acumulativo.
•% de comissão no momento do recebimento: Duplicata, boleto e cheque a prazo.
•% de comissão no momento do vencimento: Cartão de crédito e débito.
•Definir dados de comissão por cliente – Ao clicar no ícone o ADM apresentará a tela de coletar dados de comissão por clientes que se aplica como uma exceção para alguns tipos de clientes onde as vendas não serão comissionadas. Ao inserir o cliente e definir Sim/Não, para o ADM comissionar ou não o vendedor caso ele venda para determinado cliente.
4-Como inserir nova faixa de faturamento
Ao clicar no botão “Inserir nova faixa de faturamento”, uma tela será exibida solicitando que seja informada a nova faixa inicial. A faixa inicial irá respeitar a final da faixa anteriormente cadastrada. Para fazer uma alteração, basta selecionar a faixa desejada e clicar em “Alterar a faixa inicial do faturamento”. Para excluir uma faixa, selecione-a e clique em “Excluir faixa de faturamento selecionada”.
5-Definir regra para funcionários
Na lateral da tela regra de comissão, há o botão “Regras. Func” que possibilita definir regras específicas por funcionário. Abaixo do grid de funcionários, é possível inserir novos funcionários, excluir os que estiverem selecionados e definir regras de comissão de produção e homologação para cada funcionário.
6-Processar regra de comissão
A tela “Processar Regra de Comissão”, apresenta os resultados conforme a parametrização da regra de comissão. Na tela, serão exibidos os vendedores que foram incluídos na regra. No grid, é fornecida uma visão resumida dos valores por condição de pagamento, tanto somando quanto subtraindo a comissão.
Ao clicar duas vezes no grid de um determinado vendedor, abre-se a tela “Dados da Regra de Comissão”, com informações analíticas, divididas em abas e contendo detalhes específicos.
7-Acesso
Para o processo é necessário que o usuário tenha autorização para acessar as telas e processos relacionados a regra de comissão. Além da permissão, é fundamental lembrar que existem duas visões disponíveis: uma por vendedor, na qual ele pode visualizar apenas a sua própria comissão, e outra gerencial, que permite visualizar as comissões de forma geral.
Criado em 27 de março de 2024 às 16:06:10