Regra de comissão

Regra de comissão

1-Conceito

Regra de comissão é um conjunto de diretrizes ou critérios estabelecidos para determinar como e quando os funcionários receberão comissões ou bônus com base em suas vendas ou desempenho. Essas regras podem variar de acordo com a política da empresa e podem incluir diferentes parâmetros, como percentuais de comissão, metas de vendas, tipos de produtos vendidos, entre outros.

O que é comissão de venda?

Comissões de vendas são valores pagos aos funcionários ou representantes pelas vendas realizadas. Normalmente, é estabelecido um percentual a ser pago pelas vendas que cada um realiza. Esse tipo de pagamento é considerado uma despesa variável, pois se não houver vendas, não ocorrem comissões.
O processo de comissionamento refere-se ao cálculo do valor da comissão de venda a partir da definição de uma porcentagem que incidirá sobre o valor total vendido.
O ADM oferece diversos modelos de comissões para atender a várias regras. Pensando em otimizar a utilização desse recurso, a Santri Sistemas” desenvolveu a “Regra de Comissão”, que além de atender a muitos modelos existentes, possibilita também a variação dessas regras e a utilização em um único relatório.

2-Regra de comissão

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Comissões> Regra de Comissão.

Na tela “Regra de Comissão” pode-se cadastrar a regra de acordo com a política da empresa. A regra de comissão é um modelo flexível no qual o usuário pode determinar a comissão por produto, grupo de produtos e faixa de pagamento. É possível criar a regra de comissão considerando várias opções, índices e percentuais, permitindo uma personalização completa. Não há limite para a quantidade de regras que podem ser criadas, proporcionando uma gestão precisa e adaptável às necessidades da empresa.

A tela apresenta vários campos a serem preenchidos:
•Campo: Vendas realizadas no domingo – É possível definir qual é a porcentagem que certos vendedores terão sobre as vendas feitas no domingo;
•Campo: Dias de inadimp. p estornar a comissão – Caso deseja que ocorra o estorno da comissão, quando houver inadimplência, basta informar a quantidade de dias limites para executar o estorno;
• Flag: Ignorar itens vendidos como impulso – Para não gerar comissão em itens vendidos por impulso;
•Campo: Tipo empresa a considerar – Empresa da venda ou empresa do vendedor;
•Campo: Tipo verificação comissão – Com base no pedido ou com base nos itens;
•Campo: Incidência da comissão plus – Comissão base ou comissão base + comissão sobre o lucro. Essa comissão é considerada uma comissão especial, pois é calculada sobre o valor da comissão. Assim como os demais percentuais, essa comissão também
considera a faixa de valor vendido;
•Campo: Considerar funcionário da regra como – O próprio vendedor, o gerente do vendedor ou o gerente geral (Todas as vendas);
•Campo: Tipo de comissão base – Fixo por faixa de faturamento ou variável por faixa de lucro;
•Campo: Tipo de visão das vendas – Visão comercial ou visão financeira.

Visão Comercial: Paga comissão na condição acumulativo no momento da venda. Neste caso para que o funcionário seja comissionado é necessário informar percentual de comissão nas faixas abaixo da comissão: Momento da Venda.
Visão financeira: Paga o percentual de comissão parametrizada na condição escolhida no fechamento do Acumulativo.
Valor da venda = R$ 1.200,00.
Produtos não comissionados = R$ 200,000.
Frete = R$ 100,00.
Base comissionável = R$ 900,00.
Nesta venda se o sistema considerar a base comissionável será
o valor de R$ 900,00 e se for considerar o valor total da venda
será R$ 1.200,00.
Essa comissão também poderá ser calculada sobre a comissão
por lucratividade, para isso a opção “Comissão Plus incide
sobre a comissão + comissão sobre o lucro” deverá ser
selecionada, assim o ADM somará as duas comissões e sobre
o resultado calculará a comissão Plus:
Base de comissão = R$ 900,00
Lucro = R$ 155,00
Comissão base 5% = R$ 45,00
Comissão por lucratividade de 10% = R$ 15,50
Comissão total da venda = R$ 60,50
Comissão Plus 20% = 60,50 *20% = 12,10
Comissão a ser paga ao vendedor será no valor de R$ 72,60 com
a comissão Plus.

3-Percentuais de comissões

•Definir % por grupo de produtos para faixa de 0,00 até 99.999.999,99 – Ao clicar nesse ícone o ADM apresentará a tela de coletar percentuais de comissão por grupo de produtos ao qual pode ser definido percentuais diferenciados por grupo de produtos por faixa de faturamento.

•Definir % por produto, regra para todas as empresas e faixas – Ao clicar nesse ícone o ADM apresentará a tela de coletar percentuais de comissão por produtos de exceção, onde é definido também percentuais diferenciados, mas também desconsiderar a pagar comissão na opção pagar comissão. Essa regra será para todas empresas e faixas.

•Definir % por produto + empresa, regra para todas as faixas – Ao clicar nesse ícone o ADM irá apresentar a tela coletar percentuais de comissão por produtos + empresa, onde é possível definir a empresa, ao clicar em iniciar coleta para a empresa selecionada, inserir os produtos de exceção, onde é definido também percentuais diferenciados, mas também desconsiderar a pagar comissão, na opção pagar comissão.

•Definir % por faixa de lucro + forma de pagamento – Para habilitar o campo definir % por faixa de lucro+ forma de pagamento a opção tipo de comissão base deve estar marcado como variável por faixa de lucro. Ao clicar na opção o ADM apresentará a tela coletar percentuais de comissão por faixa de lucro + forma de pagamento “e será possível editar as faixas de lucros pelos botões “Inserir nova faixa de lucro”, “Alterar a faixa inicial de lucro”, “Excluir faixa de lucro selecionada”.

Para inserção dos percentuais de comissão por faixa de lucro serão possíveis para as seguintes formas de pagamento.
•% de comissão no momento da venda: Dinheiro, cheque a vista, cheque a prazo, cartão de crédito, cartão de débito, duplicata, boleto, financeira e acumulativo.
•% de comissão no momento do recebimento: Duplicata, boleto e cheque a prazo.
•% de comissão no momento do vencimento: Cartão de crédito e débito.

•Definir dados de comissão por cliente – Ao clicar no ícone o ADM apresentará a tela de coletar dados de comissão por clientes que se aplica como uma exceção para alguns tipos de clientes onde as vendas não serão comissionadas. Ao inserir o cliente e definir Sim/Não, para o ADM comissionar ou não o vendedor caso ele venda para determinado cliente.

4-Como inserir nova faixa de faturamento

Ao clicar no botão “Inserir nova faixa de faturamento”, uma tela será exibida solicitando que seja informada a nova faixa inicial. A faixa inicial irá respeitar a final da faixa anteriormente cadastrada. Para fazer uma alteração, basta selecionar a faixa desejada e clicar em “Alterar a faixa inicial do faturamento”. Para excluir uma faixa, selecione-a e clique em “Excluir faixa de faturamento selecionada”.

5-Definir regra para funcionários

Na lateral da tela regra de comissão, há o botão “Regras. Func” que possibilita definir regras específicas por funcionário. Abaixo do grid de funcionários, é possível inserir novos funcionários, excluir os que estiverem selecionados e definir regras de comissão de produção e homologação para cada funcionário.

6-Processar regra de comissão

Menu:

  • Relatórios> Vendas> Comissões > Vendedores> Processar regra de Comissão.

A tela “Processar Regra de Comissão”, apresenta os resultados conforme a parametrização da regra de comissão. Na tela, serão exibidos os vendedores que foram incluídos na regra. No grid, é fornecida uma visão resumida dos valores por condição de pagamento, tanto somando quanto subtraindo a comissão.

Ao clicar duas vezes no grid de um determinado vendedor, abre-se a tela “Dados da Regra de Comissão”, com informações analíticas, divididas em abas e contendo detalhes específicos.

7-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de Telas e Processos.

Para o processo é necessário que o usuário tenha autorização para acessar as telas e processos relacionados a regra de comissão. Além da permissão, é fundamental lembrar que existem duas visões disponíveis: uma por vendedor, na qual ele pode visualizar apenas a sua própria comissão, e outra gerencial, que permite visualizar as comissões de forma geral.

Criado em 27 de março de 2024 às 16:06:10

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Perguntas Frequentes

Uma regra de comissão é um conjunto de diretrizes ou critérios estabelecidos para determinar como e quando os funcionários receberão comissões ou bônus com base em suas vendas ou desempenho.

Os parâmetros de uma regra de comissão podem variar de acordo com a política da empresa e podem incluir percentuais de comissão, metas de vendas, tipos de produtos vendidos, entre outros.

Comissão de venda refere-se aos valores pagos aos funcionários ou representantes pelas vendas realizadas. Normalmente, é estabelecido um percentual a ser pago pelas vendas que cada um realiza.

As comissões de venda são consideradas despesas variáveis porque dependem diretamente das vendas realizadas pelos funcionários. Se não houver vendas, não ocorrem comissões.

O processo de comissionamento refere-se ao cálculo do valor da comissão de venda a partir da definição de uma porcentagem que incidirá sobre o valor total vendido.

A "Regra de Comissão" desenvolvida pela Santri Sistemas oferece diversos modelos de comissões para atender a várias regras. Além disso, possibilita a variação dessas regras e a utilização em um único relatório, visando otimizar a utilização desse recurso.