Produtos sob encomenda
1-Conceito
Geralmente, as empresas vendem produtos que não têm na loja física, seja pelo fato de não terem saídas ou por ser um produto mais específico. Algumas possuem catálogos com esses produtos para mostrar aos seus clientes. Quando o cliente faz o pedido ao vendedor, este entra em contato com o fornecedor do produto, obtém todas as informações e especificações, como valor e prazo de entrega. Caso o cliente concorde com a compra, a loja efetua a encomenda do produto.
• O que é produto sob encomenda?
Um produto sob encomenda é aquele que é produzido ou adquirido especificamente em resposta a um pedido de um cliente, em vez de ser mantido em estoque. Ele é feito ou obtido apenas quando há uma solicitação de compra.
• Sua empresa vende produtos por encomenda?
Para alguns produtos, mantê-los em estoque pode não ser viável, e vendê-los por encomenda pode ser a solução. No ADM, é possível definir que o produto é por encomenda, além de controlar todo o fluxo operacional de venda, compra e entrega de forma simples e eficiente.
2-Cadastro de produtos
Na tela “Cadastro de produtos”, na aba “Principais”, o usuário poderá definir o produto como sendo sob encomenda. Para isso, é necessário preencher os campos específicos, tais como “Tipo de entrega”, onde se deve marcar a opção “Sob encomenda”, além de especificar os “Dias para entrega” e a “Data de validade do preço”.
Produto sob encomenda não pode aceitar devolução; portanto, ao selecionar a opção “Sob encomenda”, a opção “Aceitar devolução” será desativada.
É importante lembrar que, quando um produto é vendido sob encomenda, é necessário manter um controle da validade do preço de venda.
3-Sugestão de compras
Na tela “Sugestão de Compras”, na aba “Filtros”, é possível escolher se os produtos definidos como sob encomenda serão ou não filtrados na sugestão de compras. Para isso, basta selecionar a opção desejada no campo “Sob encomenda”.
4-Dados do orçamento
Na tela “Orçamentos/Vendas”, há uma legenda que identifica se o produto está “Sob encomenda”. Ao clicar no botão “Legendas”, será exibida a tela “Orçamentos/Vendas – Legendas” com a identificação do produto por cor e nome.
5-Relação de produtos
Ao acessar a tela “Relação de Produtos”, na aba “Filtros” e sub aba “Filtros principais”, encontra-se o campo “Produto sob encomenda”. Se o usuário desejar visualizar somente os produtos sob encomenda, basta selecionar a opção “Sim” e processar a tela, que o ADM apresentará na aba “Resultados” os produtos desejados.
6-Acesso
É necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
• Cadastros de produtos;
• Sugestão de compras;
• Orçamentos/Vendas;
• Relação de produtos.
Criado em 15 de maio de 2024 às 11:35:02