Preço de vendas
1- Conceito
O preço de venda nada mais é que o valor cobrado do consumidor pela venda de um produto ou serviço. No cálculo do preço de venda não deve estar contabilizado apenas o valor gasto com a produção, compra ou serviço do produto. É necessário também incluir nessa conta outros gastos como a margem de lucro da empresa. O ADM permite uma maior flexibilidade na negociação com seu cliente, possibilita aplicar aos vários preços de venda múltiplas e condições de pagamento em diversas tabelas de preços. Ao utilizar de forma correta o “Preço de venda *condição de pagamento”, terá uma poderosa ferramenta para as operações de venda.
2- Preços disponíveis no ADM
• Preço de venda normal;
• Preço atacado;
• Preço atacado por quantidade;
• Preço Promocional;
• Preço ponta de estoque;
• Preço por condição de pagamento;
• Preço manual (F5);
• Preço por grupo de índice de condições de pagamento;
• Data de validade de preço de venda;
• Validade de preço do orçamento;
• Formação de preços baseado no custo.
3-Preço de venda normal
Preço de venda normal é formado através da tela de “Formação de Custo e Preço”, onde a formação sempre será com a margem de lucro para venda do produto à vista. E para vender este produto a prazo, o tratamento é feito na condição de pagamento acrescendo os prazos estipulados.
Além dessa tela pode-se alterar o preço de venda normal pelas telas “Alteração de preços Manual” e “Alteração de preços Automáticos”.
3.1-Parâmetros de empresas
O preço de venda normal pode ser alterado automaticamente por uma entrada, desde que no parâmetro de empresa na aba “Compras e entradas – Santri” o tipo de precificação automática na entrada esteja marcado para “Somente aumentar o preço” ou “Aumentar ou diminuir o preço”, e o produto tenha margem de lucro informada na aba “Dados compra” no campo “% Margem pretendida” da tela “Cadastro de Produtos”.
Lembrando que somente a Santri Sistemas, tem permissão para acessar a aba “Compras e entradas – Santri”, nesse caso é necessário entrar em contato para sua ativação.
3.2-Consolidar preço
Todo preço de venda para ser utilizado pelo setor de vendas deverá ser consolidado. Para consolidar um preço de venda há três opções:
• Seguir o menu: Cadastros> Produtos> Custos e Preços> Consolidação de preços;
• Através do parâmetro de empresas na aba “Compras e entradas – Santri” na opção da flag “03-Consolidar preços na entrada automaticamente”;
• Através de um processo automático do banco “JOB” que irá consolidar automaticamente os preços não consolidados diariamente às 22:00.
4-Preço atacado
O preço de atacado é utilizado pelas empresas que querem atender um público específico de clientes com preço de venda diferenciado. O preço de atacado é cadastrado nas mesmas telas que é cadastrado o preço de venda normal. Para o cadastro basta informar o valor na coluna “Preço, atac” e definir o percentual na coluna “%Marg, atac, atual” na aba “Resultado” da tela “Formação de Custo e Preço”.
Além do preço de atacado informado no produto, é necessário que outros dois parâmetros sejam definidos para poder utilizar o preço de atacado na venda. •
• Parâmetro primeiro: Na tela “Cadastro de Condições de Pagamento” na aba “Dados da condição” do campo “Tipo de preço” há três opções a escolher:
✓ Normal – Significa que a condição de pagamento irá permitir utilizar somente preço de venda normal para qualquer cliente;
✓ Atacado – Significa que a condição de pagamento será utilizada somente por clientes que estejam definidos para utilizar preço de atacado. Se o produto no momento da venda não tiver preço de atacado será utilizado o preço de venda normal;
✓ Ambos – Significa que a condição de pagamento permitirá venda de produtos com preço normal e preço de atacado. Esta condição de pagamento pode ser utilizada por qualquer cliente, mas o preço de atacado continua sendo permitido somente para o cliente que estiver definido para utilizar o preço de atacado.
• Parâmetro segundo: Na tela “Cadastro de Clientes” na aba “Vendas/financeiro” e sub aba “Outros”, deverá selecionar a opção “Atacado” do campo “Tipo de preço”. Com essa opção definida, se na venda o produto não tiver preço de atacado, será utilizado preço de venda normal.
4.1-Parâmetros de empresas
Para que seja permitido a venda no atacado para pessoa física, o usuário autorizado poderá marcar a opção da flag “16-Permitir utilizar preço de atacado para pessoa física” da aba “Vendas” em parâmetros de empresas.
Em parâmetros de empresas há uma opção que questiona o usuário se deseja utilizar o preço de atacado no momento da venda. Na aba “Vendas” opção flag 20-Questionar o uso do preço de atacado na venda”. Com esse parâmetro marcado o ADM irá questionar se deseja ou não utilizar o preço de atacado. Ao desmarcar o ADM irá utilizar automaticamente o preço de atacado
5-Preço atacado por quantidade
O preço atacado por quantidade é cadastrado nas mesmas telas dos cadastros anteriores. Basta informar o valor na coluna “Pço atac qtd” e “% Marg.Atac qtd”. Além das definições acima, será necessário definir a quantidade para utilizar este preço. Na tela “Cadastro de Produtos” deve-se clicar no botão “Preços” localizado na lateral da tela, e abrirá a tela “Dados de Preço do Produto”, onde o usuário poderá clicar no campo “Quantidade” e informar a quantidade para utilizar o preço na venda.
Esse preço poderá ser utilizado para qualquer cliente e qualquer uma das condições de pagamento.
5.1-Parâmetros gerais
Em parâmetros gerais na aba “Orçamentos e vendas” e sub aba “Parâmetros de vendas” há a opção da flag “16- Exigir comando para uso de preço de atacado por quantidade”. Com essa opção desmarcada o ADM irá utilizar o preço de atacado por quantidade automaticamente, desde que a quantidade vendida atenda a regra do produto. Ao marcá-la o ADM sempre irá utilizar o preço de venda normal.
Para os orçamentos onde tenham itens com preço de venda normal e o vendedor deseja utilizar o preço de atacado por quantidade, basta clicar F11 que o ADM irá substituir os preços de venda normal pelos preços de venda atacado por quantidade.
6-Preço promocional
Esse preço é utilizado quando a empresa deseja vender um produto com preço diferenciado, ou seja, um produto em promoção. Para o cadastro do preço promocional de um ou vários produtos, o usuário deverá acessar a tela “Promoções de Venda” onde mostrará vários campos a serem informados, e alguns são obrigatórios como: Data inicial da promoção, data final da promoção, preço promocional etc.
Uma loja deseja cadastrar a promoção de um produto que somente será utilizada no período de 07 a 28 de fevereiro. Para isso, basta informar a data inicial da promoção e o ADM irá permitir a venda a partir da data informada, ou seja, o setor de compras consegue informar antecipadamente os períodos de promoções.
Caso seja estipulado a quantidade do produto para a promoção, deve-se informar a quantidade no campo “Quantidade máxima”, assim o ADM irá desativar a promoção quando a quantidade vendida em promoção atingir a quantidade definida.
Para que a condição de pagamento permita vender produtos em promoção, é necessário marcar a opção da flag “09- Conceder preço promocional”, na aba “Dados da condição” da tela “Cadastro de Condições de Pagamento”.
6.1-Grupos de promoções
O ADM possui um recurso de criar grupos de promoções ele é opcional para uso. Para criar um grupo de promoção, basta acessar a tela “Grupos de Promoção por Condição de Pagamento”, informar a descrição, a cor para promoção-tela de vendas (Verde ou roxo), adicionar a condição de pagamento clicando no botão “Adicionar” e gravar.
Digamos que a loja x tem condições de pagamento com prazo de até 6x no cartão, permitindo venda de produtos na promoção. Mas ela tem um item específico que deseja vendê-lo em 10x no cartão a promoção, e os demais itens somente até 6x. Nesta situação pode-se criar um grupo de promoção, vincular a condição de 01 até 10x nesse grupo, e informar este grupo no momento de cadastrar a promoção.
7-Preço ponta de estoque
Esse preço o ADM permite utilizar somente para produtos que controlam lote.
Em um mesmo produto podem ter quantidades em lotes diferentes como: Produto piso em estoque 334 m², onde essa metragem está composta pelos seguintes lotes:
Lote 01 quantidades de 14 m²;
Lote 02 quantidades de 120 m²;
Lote 03 quantidades de 200 m².
O preço de venda do metro quadrado deste piso é de R$29,90, caso a loja queira definir um preço diferenciado para o “Lote 01 de R$ 9,90”, o usuário deverá acessar o menu “Estoque> Verificação de lotes” e definir duas situações:
• Primeira – O lote que será ponta de estoque;
• Segunda – O campo “mult. Venda” que define a quantidade a ser vendida do lote como ponta de estoque.
Caso o usuário queira vender a quantidade total, deve-se informar o valor de “14” no campo “mult venda”. Se desejar vender qualquer quantidade, não deve informar nenhum valor no campo “mult venda”, e caso queira vender uma fração dos 14 como “7”, basta informar no campo “mult venda” o valor de “7”.
Só será permitido informar que o lote é ponta de estoque, quando estiver trazendo o estoque de todas as empresas.
8-Preço por condição de pagamento
A condição de pagamento trabalha com índice, e este índice é aplicado sob os preços de venda existentes no ADM.
Digamos que o preço normal seja o valor de R$ 70,00 e há duas condições de pagamento cadastrada:
Condição 1– Para vendas à vista sem acréscimo no preço, o índice desta condição será 1.000. Dessa forma o preço de venda do produto será de 70,00 x 1 = 70,00.
Condição 2– Para vendas no cheque com 30 dias, que será cobrado um juro de 3% ao mês, o índice desta condição será 1.03. Dessa forma o preço de venda do produto será de 70,00 x 1,03 = 72,10.
9-Preço (F5)
No preço (F5) o ADM permite ao vendedor manipular o preço de venda do produto.
O vendedor João realizou um orçamento com dois produtos:
1-Produto cimento com o preço de R$ 20,00;
2-Produto porta com o preço de R$ 80,00.
O cliente pediu um desconto ao vendedor, para pagar o valor de R$ 19,00.
Para que o vendedor possa dar o desconto somente no produto cimento, ele deverá teclar “F5” e informar no produto cimento o valor de R$ 19,00, dessa forma o orçamento terá desconto no item cimento, para cobertura do preço. E o produto porta manteve o preço e consequentemente com uma margem melhor.
Para utilizar o F5 há duas parametrizações em duas situações:
9.1-Parâmetros de empresas
Em parâmetros de empresas o usuário poderá definir se irá ou não utilizar F5, marcando a opção da flag “10-Utilizar F5” da aba “Vendas Santri”.
Lembrando que somente a Santri Sistemas tem permissão para acessar a aba “Vendas – Santri”, para ativar esse parâmetro entre em contato com o suporte da Santri Sistemas.
9.2-Parâmetros gerais
Em parâmetros gerais na aba “Orçamentos e vendas”, sub aba “Parâmetros de vendas” o usuário poderá marcar a opção da flag “03-Mostrar desconto do F5”. Com essa opção marcada o ADM irá permitir dar desconto para todos os itens de uma única vez, e se estiver desmarcada será permitido desconto somente do item selecionado.
10-Preço por grupo de condições de pagamento
Esse processo é utilizado pelas empresas que precisam manter o preço de venda para condições com índice diferente. Para criar um grupo de condição de pagamento basta acessar a tela “Grupos de índices de Preços de Condições”, informar os campos: Nome, condição de pagamento base, data de validade e condições de pagamento liberadas (As condições que terão o mesmo índice da condição de pagamento informada no campo “Condição de pagamento base” e gravar. Após cadastrar o grupo para utilizar é necessário vincular o grupo ao produto na tela “Cadastro do Produtos”, na aba “Outros dados” basta o usuário selecionar o grupo de índice de preço que será utilizado pelo produto, no campo “Grupo de índice de preços”.
11-Data de validade de preço de venda
É utilizado para venda de produtos sob encomenda. Para utilizar a data de validade do preço de venda, basta acessar a tela “Formação de Custo e Preço” e na aba “Adicionais” informar o campo “Data de validade do preço de venda”. Também pode ser através da tela “Cadastro de Produtos” na aba “Principais” no campo “Dt.validade do preço”. Ao gerar um orçamento onde o produto informado for sob encomenda, e tiver a data de validade de preço informada e vencida, irá aparecer uma mensagem alertando que o item está com o preço vencido e não permitirá a inclusão deste item no orçamento.
Lembrando que não é obrigatório o uso da data validade de preço de venda.
12-Validade de preço do orçamento
Em validade de preço do orçamento, o mesmo valor do orçamento no ADM garante para X dias conforme parametrizado. No caso da empresa x querer que os orçamentos tenham validade de três dias, basta o usuário parametrizar essa opção.
Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Gerais> Aba-Orçamentos e vendas> sub abaGeral> Campo-Qtd. de dias para validade do orçamento.
Em parâmetros gerais na aba “Orçamentos e vendas” na sub aba “Geral”, o usuário poderá informar o número de dias (Exemplo 3) no campo “Qtd. de dias para validade do orçamento”.
Dessa forma se o vendedor realizar um orçamento do dia “02 de fevereiro”, este orçamento poderá ser fechado pelo vendedor com os mesmos preços até o dia “04 de fevereiro”, mesmo que nesse intervalo de tempo tenham produtos que sofreram alteração de preço.
Em geral esse parâmetro é informado apenas um dia, ou seja, para o mesmo dia do orçamento.
13-Formação de preços baseado no custo
Essa regra de preço é utilizada por empresas que praticam preço de venda diferenciado para empresas do grupo.
Digamos que João tem uma empresa atacadista e uma varejista, onde a empresa atacadista comercializa o produto “Piso” que custou para ela R$10,00 e vende por R$20,51 devido ao seguinte cálculo:
13.1- Condições de pagamento
Para praticar este preço conforme cálculo acima, o usuário deverá acessar a tela “Cadastro de Condições de Pagamento” e informar o índice preço no campo “Índice preço para aplicar no custo” da aba “Condição especial baseada em custo de estoque”.
Para utilizar esta condição de pagamento é necessário parametrizar duas situações:
• Na tela “Cadastro de Condições de Pagamento” na aba “Dados da condição”, deve-se marcar a opção da flag “05-Restrita”;
• Na tela “Cadastro de Clientes” na aba “Formas pagto” informar a condição de pagamento liberadas.
14-Acesso
Além da parametrização em parâmetros gerais e parâmetros de empresas, é necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
• Cadastro de clientes;
• Cadastro de produtos;
• Formação de custos e vendas;
• Promoções de vendas;
• Condições de pagamento;
• Grupos de promoção por condição de pagamento.
Criado em 10 de abril de 2024 às 10:20:41