Ordens de serviço

Ordens de serviço

1- Conceito

A ordem de serviço é uma ferramenta de controle dos serviços prestados pela sua empresa ao cliente, que facilita a comunicação entre o gestor e seus colaboradores, pois contém todas as informações necessárias para que o funcionário entenda o serviço que deverá ser prestado ao cliente.

Você sabia que no ADM é possível configurar um produto para ser vendido como serviço? Para que o recurso funcione, basta cadastrar um produto e informar que ele é um serviço, realizar as parametrizações necessárias e também possuir o CNAE fornecido pela prefeitura do seu município.
Ordem de serviço é um módulo adicional, para adquiri-lo entre em contato com a equipe comercial da Santri Sistemas.

O ADM oferece três modelos de ordem de serviço, sendo eles:
•Ordem de serviço;
•Assistência técnica;
•Acompanhamento de produção.

2- Parametrização

2.1-Parâmetro geral

Menu:

  • Cadastros > Parâmetros > Parâmetros > Gerais> Aba-Ordens de serviço > utiliza ordem de serviço.

O usuário irá escolher qual tipo de serviço irá utilizar, se será ordem de serviço, assistência técnica ou acompanhamento de produção.

2.2-Cadastro de funcionários

Menu:

  • Cadastros > Funcionários > Funcionários > Cargo-Técnico.

As ordens de serviço deverão ser geradas para um funcionário com o cargo técnico. É indispensável que antes de realizar qualquer procedimento valide essa informação.

2.3- Cadastro de empresa

Menu:

  • Cadastros > Empresas.

Só será permitido inserir uma ordem de serviço ao ADM se a empresa logada tiver a inscrição municipal vinculada em seu cadastro. Essa inscrição municipal deve ser adquirida junto a prefeitura de cada município.

3- Ordens de serviço

Menu:

  • Vendas> Ordens de serviço > Ordens de serviço.

Através da tela de ordem de serviço- assistência técnica pode-se filtrar por empresa, cliente, técnico, usuário de inserção, box de serviço, produto e pesquisar por status, tipo de garantia, data de cadastro.

 

3.1-Como inserir uma nova ordem de serviço

Através do botão “inserir” na tela de ordem de serviço pode-se inserir um novo serviço, buscar o cliente, a condição de pagamento, o produto/equipamento, editar o número de série do equipamento, buscar o box de serviço, definir o tipo de garantia. Nas abas abaixo pode-se descrever sobre o defeito reclamada, acessórios, diagnóstico, reparação adicional. Conclusão, itens, dados da nota de serviço. Para assim finalizar e gerar o código da ordem de serviço.

Ao finalizar o preenchimento das informações o ADM apresentará um Preview do comprovante de abertura de ordem de serviço.

3.2- Status

Ao gerar a ordem de serviço automaticamente ela ficará disponível na aba resultado, e de acordo com os status é possível analisar e dar andamento ao processo.

 

Após concluir a ordem de serviço, após o serviço ser efetuado, a ordem de serviço ficará disponível no caixa.

A ordem de serviço deverá constar as quantidades de produtos utilizados no serviço, para que seja gerado o pedido dos itens, realizando assim a baixa dos itens do estoque e excluindo o bloqueio de estoque gerado anteriormente na abertura da ordem de serviço. Os pedidos provenientes de ordem de serviço no caixa não poderão retornar para orçamento.

3.3- Proposta

É possível gerar uma proposta de ordem de serviço, determinar a validade, o prazo de entrega, data de emissão, determinar a/c e definir o tipo o que deseja na impressão dessa proposta. Veja imagem:

3.4-Lista de separação

Ao clicar no status “autorizada” o ADM irá questionar se deseja imprimir a lista de separação, caso sim, será aberta uma tela para selecionar o local para a impressão da lista de separação das ordens de serviços. A impressão de lista de separação só será possível quando a ordem de serviço tiver itens incluídos.

Ao gerar a ordem de serviço para recebimento no caixa, automaticamente o ADM gera um número de pedido, ao explanar esse pedido é possível visualizar todas as informações, inclusive na aba “entregas” no campo observações constará a seguinte informação: “Pedido gerado automaticamente através da ordem de serviço: x”.

Após o recebimento e a emissão de nota fiscal será emitido também um comprovante de retirada de equipamento. Veja imagem:

4- Acesso

Menu:

  • Cadastros > Funcionários > Autorizações de telas e processos > Ordens de serviço.

Além de autorizações de telas e processos o parâmetro de geral deve ser marcado, a empresa deve possuir inscrição municipal, deve-se ter um usuário com o cargo técnico, para acompanhar o processo.
•Ordens de serviço.

 

Atualizado em 05 de março de 2024 às 19:38:05

Nos dê Seu Feedback!

Deixe sua sugestão ou dúvidas.

Perguntas Frequentes

A ordem de serviço é uma ferramenta de controle dos serviços prestados pela sua empresa ao cliente, que facilita a comunicação entre o gestor e seus colaboradores, pois contém todas as informações necessárias para que o funcionário entenda o serviço que deverá ser prestado ao cliente.

Para adquirir o módulo de ordens de serviço entre em contato com a equipe comercial da Santri Sistemas.

Depois de entrar em contato com a equipe comercial e adquirir o módulo, e necessário ativar o parâmetro geral e definir a ordem de serviço. A empresa deve possuir inscrição municipal, deve-se ter um funcionário com o cargo “Técnico”, além de autorizações de telas e processos.

Através do botão “inserir” na tela de ordem de serviço pode-se inserir um novo serviço, buscar o cliente, a condição de pagamento, o produto/equipamento, editar o número de série do equipamento, buscar o box de serviço, definir o tipo de garantia. Nas abas abaixo pode-se descrever sobre o defeito reclamada, acessórios, diagnóstico, reparação adicional. Conclusão, itens, dados da nota de
serviço. Para assim finalizar e gerar o código da ordem de serviço.