Metas vendas
1- Conceito
Metas de vendas define-se como um caminho, tempo e meios que serão empregados para alcançar um objetivo comercial. Ela é importante para estabelecer os resultados esperados e gerar ações motivadoras para a equipe de vendas. Meta nada mais é que uma posição no futuro relacionada ao tempo e valor, exigindo esforço e dedicação para ser alcançada.
No entanto sem uma definição clara das metas e um acompanhamento, a empresa corre o risco de perder espaço no mercado. Devido a essa importância o processo de metas no ADM simplifica e otimiza as vendas da sua empresa, definindo as metas de vendas por vendedor e por grupo de produtos, acompanhando também os valores definidos e alcançados, pela sua equipe de vendedores através de relatórios e gráfico comparativo.
A empresa x para obter maior espaço no mercado, tem um objetivo para cumprir, e estipulou para cada um de seus vendedores uma meta por mês. Como a empresa poderá definir e acompanhar essas metas? Há um processo dentro do ADM, onde pode-se definir as metas tanto por vendedor ou por grupo de produtos, acompanhando também os valores definidos e alcançados.
2-Definição de metas por vendedor
As metas dos vendedores devem ser definidas mês a mês para cada empresa, o usuário poderá defini-las na tela “Definição de Metas”, informando a empresa e o Mês/Ano para a referência, a tela carregará o período referente à meta do mês e a listagem dos vendedores cadastrados e ativos, onde pode-se informar na aba “Por vendedor” nos campos “Meta de venda” e “Meta do lucro” a meta de cada vendedor e a da empresa no campo “Meta de empresa”.
3-Definição de metas por grupos de produtos
Para realizar a definição, basta que o usuário informe a empresa e o período “Mês/Ano” na tela “Definição de Metas por Grupos de Produtos”. A tela carregará a meta referente ao mês, também deve ser definida de mês a mês para cada empresa, porém os vendedores que farão parte da meta devem ser inseridos manualmente clicando no botão “Inserir vendedor”, digitar os campos “Meta empresa, Meta do lucro, Meta e % lucro”. As metas podem ser definidas no 1º nível do grupo, caso a meta seja a mesma para os vendedores, o usuário poderá definir a um vendedor e gerar equivalência aos demais vendedores, assim o ADM irá replicar a meta para todos, e ao inserir as informações pode-se gravar a definição desejada.
4-Acompanhamento de metas
Pode-se acompanhar o andamento das metas e vendas de cada vendedor, na tela “Acompanhamento de Metas” na aba “Filtros” o usuário poderá informar a empresa ou usar outros filtros que desejar. Ao processar a tela, o ADM carregará as informações na aba “Resultado”, onde será visualizado uma lista com os nomes dos vendedores, metas de vendas e metas diárias no período informado. A tela traz também uma análise dos “Dias úteis do período, corridos e restantes” do mês.
Os créditos manuais não serão considerados para formar o valor vendido.
5-Acompanhamento de metas por grupo de produtos.
Na aba “Resultado da tela “Acompanhamento de Metas por Grupo de Produtos ”através de filtros, o usuário poderá visualizar as informações das metas por grupo de produtos mostradas no campo superior, e dos vendedores no campo inferior, selecionando o “Tipo de visão, de grupo de produtos + vendedor”. O ADM também permite que a visualização das metas seja por 1° nível do grupo de produtos.
6-Acompanhamento de metas por estado
Na tela “Acompanhamento de Metas por Estado”, o usuário pode acompanhar as metas e vendas, através da aba “Filtros” onde será necessário informar o período “Mês/Ano” e na aba “Resultado”, mostrará o nome do responsável pelo o estado.
7-Comparativo de metas
Para a visualização da análise de comparação de metas, basta que o usuário informe no campo “Mês/Ano” o período desejado na tela “Comparativo de Meta”. O ADM carregará os dias úteis, dias corridos e dias restantes do mês atual, e em forma de gráfico o progresso dos vendedores em duas colunas:
• Na primeira coluna: Mostra o percentual vendido até o momento referente a meta definida para o vendedor.
• Na segunda coluna: Mostra o percentual da meta que o vendedor atingirá no fechamento do mês, caso ele continue no mesmo ritmo de vendas.
8-Acesso
Além de ter acesso a tela de definição de metas, é necessário que o usuário tenha a autorização de telas e processos, para acessar as telas de definição de metas por grupos de produtos, acompanhamento de metas, acompanhamento de metas por grupo de produtos, acompanhamento de metas por estado e comparativo de metas.
Criado em 20 de maio de 2024 às 14:47:38