Integração com WhatsApp e Trendbuild
1- Conceito
Utilizar uma plataforma de WhatsApp proporciona à empresa, o controle de todo fluxo da informação com seu cliente de forma simples, rápida e eficiente. Pensando nisto o ADM realiza integração com WhatsApp, e proporciona os seguintes serviços:
• Envio de orçamentos e propostas;
• Mensagens de financeiro de títulos a vencer/vencidos;
• Envio de boletos;
• Informações de entrega e manifestos;
• Mensagens para aniversariantes,
• Envio de comprovante de ordem de serviço.
A integração com o WhatsApp é um módulo adicional para adquiri-lo entre em contato com a equipe comercial Santri Sistemas.
2-A Trendbuild
A Trendbuild é uma empresa parceira da Santri Sistemas, que realiza a ponte com a plataforma WhatsApp, para adquirir o recurso, primeiramente deve-se entrar em contato a Trendbuild, pois eles disponibilização os dados fundamentais para a integração com o ADM.
Contatos com Trendbuild:
• Seles Oliveira- 061 98122-2555.
• Contato técnico-061 9992-5827.
O contato deve ser realizado pela empresa, e já com as informações necessárias, posteriormente, deve-se entrar em contato com o suporte técnico da Santri Sistemas.
3- Parametrização
A tela de parâmetros de SMS/WhatsApp permite parametrizar dados principais, e informações para integração.
3.1-Aba “Dados principais”, sub-aba definir o tipo de ambiente: Produção ou homologação, abaixo no grid irá trazer os nomes resumidos de todas as empresas.
3.2-Aba WhatsApp: É preciso definir o tipo de integração WhatsApp : Trendbuild, o modelo de envio de mensagens se será por texto ou templates. E abaixo as informações adquirida pela empresa Trendbuild. Conforme imagem:
Com as informações parametrizadas, e com as devidas permissões o usuário poderá utilizar os serviços integrados ao WhatsApp linkado a plataforma via API.
4- Envio de orçamentos e propostas
Através da tela de consulta de pedidos é possível enviar o orçamento e a proposta por WhatsApp, basta escolher a ação da proposta “Enviar por WhatsApp”, e selecionar os telefones de contato.
Dessa forma, com as informações devidamente inseridas, o orçamento ou proposta será enviado imediatamente para o WhatsApp selecionado.
5-Mensagens de financeiro de títulos a vencer/vencidos;
Ao selecionar a opção “enviar por WhatsApp”, é aberta a tela de “Selecionar Telefones/Contatos do Cliente”, onde é possível selecionar um ou mais telefones para o envio ou adicionar outro número, através do botão “Adicionar outro número”, onde será aberta a tela “Coletar Telefone”.
6-Envio de boletos
No relatório está disponível a opção de enviar boletos em aberto para WhatsApp dos clientes, para isso selecione o boleto a ser enviado, no campo inferior tem o menu “Arquivo > Enviar boletos por WhatsApp”, será exibido um grid para selecionar quais telefones que serão enviados os boletos.
Só é possível selecionar mais de um boleto caso seja do mesmo cliente ou fornecedor.
7- Informações de entrega e manifestos
Para realizar o envio de mensagens, os parâmetros deverão estar devidamente configurados com os dados da operadora ou integradora de envio por SMS ou por WhatsApp respectivamente. Com os parâmetros configurados, o usuário deverá informar a mensagem que será enviada no campo na tela de “Parâmetros de WhatsApp” como informado anteriormente. Logo, dentro das situações previstas para envio, ao gerar um manifesto o ADM enviará a mensagem ao cliente. De forma manual a opção ficará disponível conforme imagem:
Para que o ADM faça o envio de mensagem ao retornar um manifesto, é preciso que os campos de envio de mensagem estejam devidamente configurados e a mensagem informada no campo correspondente ao retorno do manifesto nos parâmetros de SMS/WhatsApp.
8- Mensagens de aniversário
A configuração para o funcionamento do recurso deve ser feito pela tela de “Parâmetros de SMS/WhatsApp” e também pela tela de configuração de envio na aba aniversariantes. Dessa forma é possível enviar mensagens de texto e imagem também se assim desejar.
Exemplo de mensagem:
Desejamos a você um feliz aniversário!
9-Envio de comprovante de ordem de serviço
Ao realizar a ordem de serviço, ao fazer a impressão do comprovante da ordem de serviço e ao finalizar a ordem serviço será aberta tela questionando se o envio do comprovante será por e-mail ou por WhatsApp.
A ordem de serviço é um módulo adicional, para que o envio de comprovante de ordem de serviço seja enviado o módulo deve estar ativo.
10- Acesso
Além da parametrização em parâmetros SMS/WhatsApp, é necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
• Parâmetros de SMS/WhatsApp;
• Configuração de mensagens para envio de whatsapp;
• Enviar SMS/WhatsApp para o manifesto manualmente;
• Enviar SMS/WhatsApp para todos os manifestos pendentes que ainda não enviaram mensagem.
Criado em 12 de abril de 2024 às 10:08:31