Integração com SIGEP-Correios para geração automática de encomendas e impressão de etiquetas

Integração com SIGEP-Correios para geração automática de encomendas e impressão de etiquetas

1-Conceito

A Santri Sistemas implementou no ADM a integração com o SIGEP-Correios para a geração automática de encomendas e a impressão das etiquetas dos Correios. Com esse desenvolvimento, será possível realizar a integração com o sistema dos correios, mediante a parametrização do SIGEP-Correios. Esse recurso permitirá a geração de etiquetas de rastreamento no momento da emissão da nota fiscal, e essas etiquetas serão vinculadas à entrega no ADM.

Para o acesso ao “Parâmetro de Documentos Eletrônicos”, deve-se entrar em contato com o suporte da Santri Sistemas.
Em todas as telas onde é possível gerar e imprimir a PLP avulsa, é necessário possuir a autorização “Gerar PLP-correios” por meio da tela “Cadastro de Autorizações de Telas e Processos”

O que é PLP?

A PLP – Pré Lista de Postagem, é um formulário que acompanha a etiqueta de frete dos Correios e deve ser utilizado no momento da postagem de encomendas. O serviço do Melhor Envio já inclui a geração automática desse formulário PLP juntamente com a etiqueta de frete, facilitando o processo de envio das encomendas.

2-Parâmetros SIGEP-Correios

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros > Documentos eletrônicos> SIGEP-Correios.

Seguindo o menu acima, a tela “Parâmetros SIGEP-Correios” traz os seguintes campos a serem preenchidos:
• Empresa – Informar a empresa que será gerada as pré-listas de postagem;
• Utiliza SIGEP;
• CNPJ de autenticação;
• Usuário de autenticação;
• Senha de autenticação;
• Número do cartão de postagem;
• Número do contrato;
• Número da diretoria – Sendo esse o estado em que foi realizado o contrato;
• Código administrativo;
• Impressora de etiquetas – No qual será gerado a etiqueta dos correios.

É necessário marcar a opção “Utiliza SIGEP” para habilitar os campos; caso contrário, eles permanecerão desabilitados.

3-Gerenciador de nota fiscal eletrônica

Em “Gerenciador de Nota Fiscal Eletrônica”, ao gerar notas fiscais com o tipo “a entregar” e provenientes de pedidos do “E-commerce”, a PLP e a impressão da etiqueta serão geradas automaticamente. Para notas fiscais que não se enquadram nessa condição, é possível gerar uma PLP avulsa. Para isso, foi adicionado o botão “Gerar PLP – Correios” na tela “Reimprimir notas”, na aba “Resultado”.

Para imprimir etiqueta de postagem é necessário que na pasta local do ADM, tenha as seguintes dlls:
• zDriverAdapter64.dll
• ZebraNativeUsbAdapter_64.dll

4-Relação de notas fiscais

Menu:

  • Relatórios> Notas fiscais> Notas fiscais.

Na tela “Relação de Notas Fiscais” e aba “Resultado”, foi adicionado no botão “Imprimir outros documentos” a opção “Gerar PLP – correios”, ao selecionar uma nota que não for de entrega, será gerada PLP avulsa.

5-Acompanhamento de PLPs-Sigep

Menu:

  • Relatórios> E-commerce > Acompanhamento de PLPs – SIGEP.

Ao acessar a tela “Acompanhamento de Pré-listas de Postagem-PLPs”, o usuário poderá acompanhar as postagens, tanto as avulsas quanto as provenientes de pedidos. Na aba “Filtros”, é possível realizar consultas por data de geração da PLP, data de recebimento do pedido e data de emissão da nota.
Após processar a tela, na aba “Resultado”, serão exibidas as informações das PLPs, incluindo o número da PLP, se aplicável, e outros detalhes relacionados à PLP.

5.1-Dados de Acompanhamento de PLPs

Ao dar um duplo clique sobre a PLP, a tela “Dados de Acompanhamento de PLPs” é aberta, permitindo que os dados do pedido e da nota fiscal sejam visualizados e analisados.

 

Na lateral da tela foi adicionado o botão “Inserir PLP”, ao clicar no botão é aberta a tela “PLP avulsa”, que permite inserir postagens avulsas, nela não é exigido número de pedido e nem de nota fiscal. Ao selecionar uma PLP que não tenha postagem gerada, será possível gerar PLP e imprimir a etiqueta para isso existem dois botões abaixo da tela “Gerar PLP” e “Imprimir etiqueta”.

 

6-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de telas e processos.

Para utilizar o processo, é necessário a parametrização em SIGEP-Correios e autorização para o acesso das seguintes telas:
• Gerenciador de nota fiscal eletrônica;
• Relação de notas fiscais;
• Acompanhamento de Pré-listas de Postagem PLPs;
• Dados de acompanhamento de PLPs.

Criado em 03 de abril de 2024 às 14:29:45

Nos dê Seu Feedback!

Deixe sua sugestão ou dúvidas.

Perguntas Frequentes

A Santri Sistemas implementou no ADM a integração com o SIGEP-Correios para a geração automática de encomendas e a impressão das etiquetas dos Correios.

Para realizar a integração com o sistema dos Correios no ADM, é necessário parametrizar o SIGEP-Correios.

Esse recurso permite a geração de etiquetas de rastreamento no momento da emissão da nota fiscal, vinculando-as à entrega no ADM.

A PLP-Pré Lista de Postagem, é um formulário que acompanha a etiqueta de frete dos Correios e deve ser utilizado no momento da postagem de encomendas. O serviço do Melhor Envio já inclui a geração automática desse formulário PLP juntamente com a etiqueta de frete, facilitando o processo de envio das encomendas.

No "Gerenciador de Nota Fiscal Eletrônica", a PLP e a impressão da etiqueta são geradas automaticamente ao gerar notas fiscais com o tipo "a entregar" e provenientes de pedidos do "E-commerce".