Índice de preço por NCM

Índice de preço por NCM

1- Conceito

Este recurso permite a empresa trabalhar com um índice para ter um preço final por tipo de cliente, estado e NCM, sempre tendo como ponto de partida o preço da formação somado ao índice da sua condição de pagamento. A aplicação deste recurso é bastante utilizada nas operações interestaduais que deseja ter a mesma margem de lucro que tem quando comercializa produtos internamente. Em alguns casos é utilizado por empresas que possui algum benefício tributário para determinados clientes e quer que o preço praticado seja o mesmo para ambos os tipos.

2- Parametrização

Menu:

  • Parâmetros > Parâmetros > Gerais > Aba-Orçamento e vendas> 29-Utiliza índice de preço por NCM.

Para ter acesso a tela de Índice de preço por NCM é necessário marcar o parâmetro “29-Utiliza índice de preço por NCM. ”

Para ativar o parâmetro geral entre em contato com o suporte da Santri Sistemas para ativá-lo.

3-Índices de preços por NCM no ADM

Menu:

  • Cadastros > Produtos > Custos e Preços > Índices de Preços por NCM.

Temos no ADM a tela de índices de preços por NCM que permite definir índices, selecionar um ou vários NCMs e iniciar edição, e através do botão “Iniciar edição” e selecionar o grupo fiscal. No grid “Índices”, pode-se definir índices para todos os estados e todos os tipos de clientes, sendo que esses índices os valores poderão ser de 0,7 até 1,3, índices iguais a 1,00 serão desconsiderados. Veja a tela:

É possível definir índice de preço por NCM de um determinado fabricante, nesse caso só será aplicado o índice quando o produto tiver o mesmo NCM e fabricante. Será possível copiar definições já inseridas em um NCM para outro NCM do mesmo grupo fiscal, através do botão “Copiar definições”.

NCM-39172300.
CM-39172300N-1.
Grupo fiscal: ATACADO
Estado: DF
Índices por tipos de clientes:
Não Contribuinte: 1,2
Contribuinte:1,10
Revenda: 0,7
Atacado: 1,05
Fabricantes: TIGRE S/A

4-Orçamentos / Vendas

Ao realizar uma venda que atende as condições definidas na tela de “Índice de preços por NCM” o produto terá o seu preço formado pela seguinte fórmula:

((preço base * índice de preço por NCM) * índice da condição de pagamento).

Vejamos alguns exemplos de como se aplica a fórmula:

Produtos com o mesmo NCM:
1-TUBO PVC ELETR. 4 Fabricante: TIGRE S/Preço base:106,69
2-TUBO VERMELHO PVC 1”Fabricante: WETZEL Preço base: 25,22
Tipo de Cliente: Revenda do DF
Condição de pagamento: Boleto 10 dias
Índice da condição: 1,1111
Produto atendendo a definição de preço por NCM
Produto: 1
Quantidade: 1
Preço unit.: (106,69 * 0,7) * 1,1111;
Preço unit.:74,683 * 1,1111
Preço unit.: 82,98
Produto que não atende a definição do NCM
Produto: 2
Quantidade: 1
Preço unit.:(25,22 * 1,1111)
Preço unit.: 28,02

Os exemplos citados são sugestivos cada NCM e índice deve ser avaliado e editado pela contabilidade da sua empresa.

6-Acesso

Menu:

  • Cadastro > Funcionários > Autorizações de Telas e Processos > Índices de preços por NCM.

Para ter acesso a tela de índices de preço por NCM o usuário precisa ter permissão na tela de autorizações de telas e processos.
• Índice de preço por NCM.

 

Criado em 09 de abril de 2024 às 11:05:24

Nos dê Seu Feedback!

Deixe sua sugestão ou dúvidas.

Perguntas Frequentes

Este recurso permite a empresa trabalhar com um índice para ter um preço final por tipo de cliente, estado e NCM, sempre tendo como ponto de partida o preço da formação somado ao índice da sua condição de pagamento. A aplicação deste recurso é bastante utilizada nas operações interestaduais que deseja ter a mesma margem de lucro que tem quando comercializa produtos Internamente. Em alguns casos é utilizado por empresas que possui algum benefício tributário para determinados clientes e quer que o preço praticado seja o mesmo para ambos os tipos.

Temos no ADM a tela de índices de preços por NCM que permite definir índices, selecionar um ou vários NCMs e iniciar edição, e através do botão “Iniciar edição”e selecionar o grupo fiscal. No grid “Índices”, pode-se definir índices para todos os estados e todos os tipos de clientes.

((preço base * índice de preço por NCM) * índice da condição de pagamento).