Devolução de compras

Devolução de compras

1- Conceito

É comum na maioria das empresas ocorrer falhas do fornecedor quanto o envio da mercadoria, como mercadoria fora das especificações, danificadas, preços ou quantidades fora da negociação, são uns dos principais motivos que levam a devolução de compras. Devolução de compras nada mais é do que a devolução da mercadoria comprada, enviada de volta a loja, após ter sido recebida pelo cliente, assim tendo um prazo para essa devolução. O ADM disponibiliza um recurso para a devolução de mercadorias, na tela “Devolução de Compras”. E por se tratar de um processo mais complexo, envolvendo vários departamentos da empresa como “Financeiro, estoque e contábil”, é imprescindível que essa devolução seja realizada de forma correta.

2-Parametrização

2.1-Parâmetros empresas

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Empresas> Aba-Compras e entradas - Santri> Flag 08-Destacar valor de ST na nota de devolução de compra.

Em parâmetros de empresas na aba “Compras e entradas-Santri”, o usuário poderá marcar a opção da flag 08-Destacar valor do ST na nota de devolução de compra, se caso desejar destacar o ST na nota de devolução.

Para o acesso ao “Parâmetro de Empresas”, deve-se entrar em contato com o suporte da Santri Sistemas para solicitar sua ativação.

3-Devolução de compras

Menu:

  • Entradas> Devoluções de compras> Devoluções.

Para realizar uma devolução de compras, o usuário poderá acessar a tela “Devoluções de Compras”, onde deve-se digitar ou pesquisar o “Fornecedor”, e na parte inferior da tela, selecionar a nota clicando no botão “Inserir”. O ADM abrirá uma outra tela “Pesquisa de Entradas”, e o usuário poderá selecionar a nota fiscal desejada para a devolução.

É importante lembrar que para processo de devolução de compras, só é permitido fazer a devolução com a quantidade dos itens existentes na nota de entrada, não pode ser alterados valores e nem tributos, pois essas informações são da nota original de entrada da mercadoria.

 

Após selecionar a nota basta clicar no botão “Selecionar”, e carregará uma nova tela “Carregar Itens para Devolução de Compra”, onde irá trazer a aba “Itens da compra” com as colunas de: Produto, lote, vencimento, marca, cód. original, quantidade, unidade, saldo, estoque e o campo “Devolver”. Na coluna “Devolver” deve-se informar a quantidade do produto que será devolvida, e os locais que possuem estoque, caso contrário o local ficará com o estoque negativo.

Se a quantidade digitada na coluna “Devolver” for maior do que há no estoque, ao clicar em “Ok” aparecerá a seguinte mensagem abaixo:

Após informar a quantidade e o local do produto e clicar em “Ok”, a tela retornará para a tela “Devolução de Compras”, e mostrará as informações da entrada da nota de compra da mercadoria, e as quantidades das devoluções realizadas da coluna “Devolver” que foi informada na tela anterior.

 

 

✓ Todas as devoluções irão gerar crédito no financeiro.
✓ Na nota de devolução pode-se destacar as informações de impostos como ST e IPI nos campos referentes na nota, ou podem ser informados no campo outras despesas e especificar os valores de cada imposto no campo “Observação da nota”, isso dependerá do contábil da empresa ou por parte de exigência do fornecedor.

4-Impressão do “Pré-DANFE”

Menu:

  • Gerenciador de NF eletrônica-NFE> Botão-reimprimir notas> Campo-Pré-DANFE para notas não emitidas> Opção-Devolução de compras.

O ADM permite a impressão da nota fiscal de devolução de compra, essa nota é chamada de “Pré-DANFE”, ela não é transmitida para o SEFAZ, logo não tem  valor fiscal. Para a impressão da nota a impressora deve estar configurada no “Gerenciador de NF eletrônica”.

✓ Quando for necessário passar a numeração da nota para a transportadora, pois eles demoram dias para fazer a retirada da mercadoria, assim perde-se o prazo de validade de transporte da nota fiscal;
✓ Quando o fornecedor solicita a nota antes do envio da devolução, para que possa verificar se a tributação está correta.

Ao gerar uma devolução de compras, serão exibidas duas opções de impressão, e para que essa nota seja gerada e não enviada automaticamente para a SEFAZ, basta selecionar a opção “Não enviar ordem de emissão de nota permitindo a impressão do Pré-Danfe”. E se desejar que a nota seja emitida sem a impressão do pré-DANFE, selecione a opção “Enviar ordem de emissão de nota disponibilizando a impressão pelo gerenciador de NF-e”.

Para imprimir o pré-DANFE basta acessar o “Gerenciador de NF-e”, e no campo “Pré-DANFE para notas não emitidas” selecionar a opção “Devolução de Compra”.

Lembrando que a opção de impressão do pré-DANFE, só é disponibilizada no ADM para devoluções e remessa de mercadorias para conserto/trocas.

5- Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de Telas e Processos> Devoluções de compras.

Além da parametrização em parâmetros empresas, é necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
• Devoluções de compras;
• Gerenciador de notas fiscais.

Criado em 11 de abril de 2024 às 10:06:48

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Perguntas Frequentes

Devolução de compras nada mais é do que a devolução da mercadoria comprada, enviada de volta a loja, após ter sido recebida pelo cliente, assim perde-se o prazo para essa devolução.

Para realizar uma devolução de compras, o usuário poderá acessar a tela “Devoluções de Compras”, onde deve-se digitar ou pesquisar o “Fornecedor”, e na parte inferior da tela, selecionar a nota clicando no botão “Inserir”. O ADM abrirá uma outra tela “Pesquisa de Entradas”, e o usuário poderá selecionar a nota fiscal desejada para a devolução.

Em parâmetros de empresas na aba “Compras e entradas-Santri”, o usuário poderá marcar a opção da flag 08-Destacar valor do ST na nota de devolução de compra”.

O ADM permite a impressão da nota fiscal de devolução de compra, essa nota é chamada de “Pré-DANFE”, ela não é transmitida para o SEFAZ, logo não tem valor fiscal. E para imprimir o pré-DANFE basta acessar o “Gerenciador de NFe”, e no campo “Pré-DANFE para notas não emitidas” selecionar a opção “Devolução de Compras”.