Controle patrimonial – Depreciação e CIAP

Controle patrimonial – Depreciação e CIAP

1-Conceito

O controle patrimonial é um processo contábil que visa preservar e garantir os bens da empresa. Ele permite informações atualizadas e relatórios financeiros em concordância com as normas internacionais, garantindo a credibilidade e segurança, além de contribuir para o seu desenvolvimento. CIAP é o controle do crédito do ICMS do ativo permanente, ele é utilizado para legalizar o crédito de ICMS decorrente das aquisições de mercadorias destinadas ao ativo imobilizado, que estejam ligadas a produção, comercialização de mercadorias ou prestação de serviços tributados pelo ICMS. Para que a empresa cumpra as obrigações aproveitando os créditos, o ADM oferece o processo de depreciação e CIAP.

2-Cadastro de patrimônio

Menu:

  • Cadastros> Patrimônio.

Para cadastrar os produtos patrimoniais da empresa o usuário deverá acessar a tela “Cadastro de Patrimônio”, informar os campos necessários como: Empresa, produto, nome (Inventário), data contábil, número da nota etc., na aba “Principal”.

2.1-Crédito do CIAP

Se a empresa aproveitar o crédito CIAP, deverá informar os campos: Quantidade meses “De crédito do CIAP”, crédito de ICMS “Valor de crédito do CIAP”, e outros campos conforme a necessidade na aba “Crédito do CIAP”.
Ao efetuar a entrada de mercadoria na empresa para uso e consumo, que tenha sido estipulado o consumidor final do produto não será revendido. Portanto não será aproveitado o crédito de ICMS que vem na nota, porém pode ser aproveitado mensalmente conforme a quantidade de vezes estipuladas em lei e de acordo com a proporção de vendas tributadas da empresa.

 

Caso a venda seja no valor de R$ 100.000,00, o total de R$ 80.000,00 será referente a venda tributada, então será aproveitado 80% do crédito do CIAP que terá para este mês.

2.2-Depreciação

A depreciação é a integração contábil do bem, é gerada a depreciação mensal na contabilidade, ela visa atender às exigências do fisco e promover a capitalização das empresas, e só será utilizada apenas para as empresas que utilizam o “Módulo Contábil”.
O ADM permite determinar o valor do bem (Ativo) ao longo de sua vida útil. E para definir os dados da depreciação o usuário poderá informar os campos necessários da aba “Depreciação” como:
Quantidade meses: Informar quantos meses o produto se depreciará. Caso deseje depreciar o produto em 5 anos, deverá informar “60 meses” nesse campo;
• Valor unitário do bem: Informar o valor contábil do bem;
Parcelas utilizadas antes.: Informar a quantidade de parcelas que o bem já depreciou. Caso o bem seja importado de outro local, ou não tenha sido depreciado, o ADM irá controlar a depreciação do bem a partir da quantidade de parcelas lançadas nesse campo;
Parcelas utilizadas no ADM: Esse campo é preenchido automaticamente a cada depreciação;
Parcelas utilizadas: Nesse campo são apresentadas as parcelas utilizadas da depreciação, de acordo com o passar do tempo e desvalorização do bem.
Flag “Contabilizar PIS/COFINS da depreciação”: Ao marcar essa opção a contabilização será feita em contas separadas para o PIS e COFINS no processo de depreciação.

A aba “Depreciação” só será utilizada apenas para as empresas que utilizam o módulo contábil. Caso tenha interesse em adquiri-lo, favor entrar em contato com a Santri Sistemas.

 

2.3-Contas contábeis

As contas contábeis são a essência da contabilidade, o instrumento utilizado para o registro das movimentações patrimoniais de uma empresa. Se a empresa utilizar o módulo contábil, a aba “Contas Contábeis” ficará habilitada e ativará os campos: Conta crédito de depreciação, conta débito de depreciação e conta contábil do ativo imobilizado.

Os campos acima são preenchidos automaticamente conforme informado no cadastro de produto, ou pode ser informado manualmente na aba “Contas Contábeis”.

Se a empresa não utilizar o módulo contábil, será habilitado outros campos como: Conta contábil CIAP e nome da conta contábil CIAP.

As contas contábeis devem ser verificadas com o contador.

3-Apuração de impostos CIAP

Menu:

  • Notas Fiscais> Apuração de impostos> CIAP> Parâmetros.

Seguindo o menu acima o usuário poderá visualizar os dados do CIAP. Basta acessar a tela “Parâmetros CIAP”, informar a empresa e o ano. A tela mostrará as informações referentes ao ano nos campos: Mês, total das saídas, saídas tributadas, índice do CIAP e gerar Mov. CIAP. Caso deseje gravar o movimento CIAP é só clicar no botão “Gravar”.
•Campo: Índice do CIAP – Mostra os dados utilizados para o cálculo do crédito apropriado no mês. Será gerado com base no total de saídas e saídas tributadas.

Somente será permitido informar dados CIAP para mês atual ou meses passados.

4-Apuração de ICMS

Menu:

  • Notas Fiscais> Apuração de impostos> ICMS> Apuração.

Através do menu acima na tela “Apuração de ICMS”, é possível visualizar o crédito de CIAP. Para isso, o usuário poderá informar o período desejado no campo “Período” e processar a tela, o ADM carregará o relatório com os créditos. Na aba “Apuração” na coluna “Descrição”, mostrará o crédito proveniente do CIAP.

Para explanar os dados do crédito do CIAP, basta clicar no botão “Explanar informações” e selecionar a opção “Crédito do CIAP” e o ADM abrirá a tela “Explanação de Crédito do CIAP”, onde trará o nome do produto, data do movimento, valor do crédito, índice do CIAP e o valor aproveitado.

5-Relação de patrimônios

Menu:

  • Relatórios> Patrimônios.

Na tela “Relação de Patrimônios” através de filtros disponíveis na aba “filtros”, o usuário poderá visualizar as informações relacionadas ao patrimônio. Foram adicionados os filtros “Tipo de uso CIAP” e “Tipo de uso depreciação”.

Na aba “Resultado”, foram adicionadas as colunas “Tipo de uso CIAP” e Tipo de uso depreciação”. Ao dar um duplo clique na linha do produto, abrirá a tela “Dados do Patrimônio”.

Na parte inferior da tela, há alguns botões disponíveis como:
•Vender / doar – Essa opção permite vender ou doar o bem em uso, basta selecionar o produto e clicar no botão, o ADM abrirá a tela “Venda / Doação de Patrimônio”, trazendo campos como: Tipo (Venda ou doação), valor do patrimônio, data baixa, cliente, classificação fiscal e observação da nota.
•Classificação fiscal – Nesse campo pode-se selecionar uma das opções:
•Classificação fiscal padrão: Essa opção considera as regras fiscais de venda ou doação de patrimônio do estado, pois a operação pode ser ou não tributada;
•Utilizar classificação fiscal do produto: Essa opção classifica o bem como uma venda normal.

Na aba “Dados dos títulos”, traz os campos: Dias, vencimento e valor, isso para o caso da opção do tipo “Venda”. Deve-se informar o valor dos títulos conforme o valor do bem, assim será gerada uma ou mais duplicatas de acordo com a quantidade de títulos desejados.

6-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de Telas e Processos.

É necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
• Cadastros de patrimônio;
• Parâmetros CIAP;
• Apuração de ICMS;
• Relação de patrimônio.

Criado em 03 de abril de 2024 às 17:35:04

Nos dê Seu Feedback!

Deixe sua sugestão ou dúvidas.

Perguntas Frequentes

Controle patrimonial é um processo contábil que visa preservar e garantir os bens da empresa. Ele permite informações atualizadas e relatórios financeiros em consonância com as normas internacionais, garantindo a credibilidade e segurança, além de contribuir para o seu desenvolvimento.

CIAP é o controle do crédito do ICMS do ativo permanente, ele é utilizado para legalizar o crédito de ICMS decorrente das aquisições de mercadorias destinadas ao ativo imobilizado, que estejam ligadas a produção, comercialização de mercadorias ou prestação de serviços tributados pelo ICMS.

A depreciação é a integração contábil do bem, é gerada a depreciação mensal na contabilidade, ela visa atender às exigências do fisco e promover a capitalização das empresas, e no ADM ela só será utilizada apenas para as empresas que utilizam o “Módulo Contábil”.