Controle de lote como grade
1-Conceito
Controle de lote como grade é um gerenciamento de estoque que associa produtos a lotes e características específicas, chamadas de “grades”. Essa abordagem permite uma gestão detalhada do inventário, especialmente em setores com produtos variados. Facilita a identificação, monitoramento do estoque e gestão de prazos de validade, contribuindo para a eficiência operacional e a conformidade com regulamentos.
No ADM, através do controle de lote como grade, é possível definir a quantidade de estoque para cada variação de um produto com base em atributos como cor, tamanho e tipo, eliminando a necessidade de criar múltiplos cadastros para o mesmo item.
2-Cadastro de produto
Para habilitar o controle de lote como grade para um produto, basta acessar a tela “Cadastro de Produtos”, aba “Controle de lote” e campo “Tipo de controle de lote”. Neste campo é necessário selecionar a opção “Controlar lote como grade”.
3-Verificação de lotes
Após configurar o produto para controlar lote do tipo grade no cadastro, é necessário cadastrar os lotes específicos para esse produto através da tela “Verificação de Lotes”. Ao contrário dos outros tipos de lote, onde o usuário pode inserir lotes diferentes, no caso da grade, os lotes são pré-definidos e não podem ser alterados pelo usuário. Ele só poderá selecionar os lotes existentes e informar as quantidades do produto associadas a cada lote.
4-Compras
Uma das distinções entre o controle de lote como grade e os outros tipos de lotes é que, no caso da grade, sua definição pode ser necessária durante a compra. Isso permite que o comprador controle especificamente o que está sendo requisitado de cada lote do produto, como tamanho, cor, numeração, entre outros atributos. Ao realizar a entrada vinculando manualmente um pedido de compra com definição de lote como grade, o usuário tem a opção de carregar os lotes definidos anteriormente no pedido ou informar os lotes que foram entregues. No pedido de compra, é possível determinar os lotes de acordo com a quantidade a ser adquirida. A soma das quantidades informadas nos lotes deve corresponder à quantidade total requisitada no pedido de compra.
Para isso, basta acessar a tela “Cadastro de Compras”, aba “Itens da compra” e clicar no botão “Inserir” do campo “Lotes do produto selecionado”.
Caso a entrada seja encaminhada para contagem de mercadorias, os lotes previamente definidos não serão considerados. Nesse caso, o responsável pela contagem deverá informar os lotes durante o processo de contagem.
5-Vendas e orçamentos
Ao realizar vendas de outros tipos de lotes, o ADM define automaticamente o lote, permitindo ou não ao usuário escolher, conforme configurado no cadastro do produto. No entanto, no caso de lotes em grade, essa definição automática não é viável, pois é o cliente quem escolhe o lote do produto a ser adquirido, considerando fatores como cor, tamanho, número, entre outros. Portanto, o lote do produto que está sendo vendido deve ser informado manualmente.
Na lista de separação do produto, há a coluna “Lote”, que indica o lote específico do produto a ser separado. Essa informação também é apresentada na descrição do produto na nota fiscal.
6-Acesso
Para ter acesso ao processo de vendas de produtos como grade é necessário ter autorizações de telas e processos para acessar:
• Cadastro de produtos;
• Verificação de lotes;
• Cadastro de compras;
• Vendas / Orçamentos.
Criado em 29 de maio de 2024 às 15:03:08