Controle de cobrança
1-O conceito
Ao vender a prazo a empresa se compromete com parte de seus recursos, no entanto, a cobrança possibilita o retorno desses recursos comprometidos. Com um controle de cobrança eficiente é possível minimizar as perdas e prejuízos que a empresa possa ter. O Controle de cobranças possibilita adotar procedimentos eficazes para o recebimento de uma duplicata na data correta de vencimento ou adotar ações imediatas em casos de atraso nos pagamentos, com o objetivo de redução da inadimplência na empresa. O ADM dispõe de algumas ferramentas que ajudam no controle de cobrança, são elas:
✓ Remessa de boletos;
✓ Retorno de cobrança de boletos;
✓ Remessa de cheques;
✓ Carta de cobrança;
✓ Borderô de cobrança;
✓ Comissão para cobradores;
✓ Relação de contas a receber;
✓ Inadimplência.
2-Remessa de boletos
Ao gerar o arquivo de remessa as informações dos boletos, serão transmitidas para os bancos, que podem ser recebidos ou protestados caso não sejam pagos até a data determinada. Porém, somente os títulos que contém a informação de protesto poderão ser protestados pelo banco.
3-Retorno de cobrança de boletos
Todo arquivo remessa gera um arquivo retorno pelo banco como contrapartida, com o resultado do processamento dos títulos. Deste modo o ADM permite importar as informações do arquivo de retorno gerado pelo banco com as informações de processamentos dos boletos enviados anteriormente pela empresa no arquivo remessa, para realizar baixas dos títulos e lançamentos de taxas de juros e protestos. Este processo também mostra os títulos quitados de outras remessas enviadas para o banco e tarifas cobradas pelos bancos contidos no arquivo retorno., caso haja duplicidade dos títulos do arquivo de retorno, o ADM realizará somente uma baixa no financeiro.
4-Remessa de cheques
A remessa de cheques pode ser gerada e enviada para a cobrança e pode ser realizada por instituições financeiras, escritório de cobrança ou advogados. Os cheques também podem ser custodiados, onde o ADM irá vincular uma conta de custódia e gerará o arquivo de custódia contendo os dados dos cheques que estão sendo custodiados. O ADM oferece também o recurso custódia de cheques.
5-Carta de cobrança
Neste processo são geradas e impressas as cartas de cobranças. O ADM possui dois tipos de cartas de cobranças, são eles:
• Cartas de cobranças – Este tipo de carta é para a cobrança direta ao cliente, ou seja, para ser enviado diretamente ao cliente com o intuito de lembrá-lo do pagamento pendente.
• Cartas para cartório – Este tipo de carta é para ser enviada ao cartório para que seja realizado o protesto da dívida.
6-Bordêro de cobrança
Este processo irá realizar a busca dos títulos e agrupá-los gerando borderôs de cobranças, também é possível visualizar os dados do título selecionado. Este processo também possui relatório onde mostra os borderôs gerados no período determinado.
7-Comissão para cobradores
Este processo possibilita a parametrização das comissões pagas aos cobradores, onde as comissões poderão ser definidas por faixas, de acordo com a quantidade de dias em que o título está em atraso. A comissão também pode variar de acordo com o tipo de cliente (Pessoa física ou jurídica). O ADM usa como referência para o pagamento da comissão a data em que o título foi entregue ao cobrador e não a data do recebimento do título, ou seja, data da baixa. Este processo possui também relatório onde mostra os valores das baixas realizadas pelos cobradores e as comissões geradas no período determinado.
8-Relação de contas a receber
Este processo permite gerenciar e pesquisar os títulos, alterar os custos de cartório e informar se o título está protestado ou em cobrança judicial, além de outros processos.
9-Inadimplência
O desagendamento de uma entrega é o cancelamento de um agendamento feito para uma data específica. Existem casos em que as entregas são agendadas e por algum motivo não acontece.
Criado em 06 de maio de 2024 às 16:52:45