Consulta Serasa Experian
1-Conceito
A Santri Sistemas em parceria com a empresa “Connect SA/Serasa Experian”, decidiu integrar o serviço de consulta com o Serasa de forma simples, ágil e automática.
A consulta com a Serasa Experian, é um serviço que permite verificar a situação financeira e o histórico de crédito de indivíduos ou empresas. Esse serviço oferece informações como score de crédito, histórico de dívidas, registros de inadimplência, cadastro positivo e dados cadastrais. Utilizado por bancos e empresas para avaliar riscos de crédito, também é útil para que pessoas físicas e jurídicas verifiquem sua situação financeira e previnam fraudes.
Cadastrar novos clientes e checar informações para concessão de crédito pode ser uma tarefa demorada quando feita manualmente.
Para facilitar esse processo, o ADM permite consultar o Serasa em tempo real diretamente do sistema.
Há dois modelos de opções de consulta da “Connect” disponíveis no ADM:
• Crednet Light – Essa opção apresenta as informações de forma resumida;
• Crednet Pefin – Essa opção apresenta informações mais completas.
A consulta Serasa Experian integrada ao ADM é um recurso adicional. Para adquiri-lo, entre em contato com a equipe comercial da Santri Sistemas para mais informações.
A integração é realizada com a empresa Connect SA, que trabalha com várias soluções, incluindo a consulta ao Serasa Experian. Os dados de login são fornecidos exclusivamente pela empresa e devem ser inseridos no ADM.
Para validar a situação financeira de um cliente da empresa, é recomendado usar a integração do ADM com o Serasa Experian. Com apenas um clique no botão “Consultar Crédito” no perfil do cliente desejado, as informações de crédito serão apresentadas automaticamente no sistema, sem necessidade de sair do ADM.
Para que o usuário possa realizar consultas ao Serasa, é necessário que ele tenha autorização para o processo “Permitir Consultar Connect”, através da tela “Autorizações de Telas e Processos”.
2-Parametrização
Após a integração com a empresa, é necessário realizar a parametrização no ADM.
Ao acessar a tela “Parâmetros de Integração Connect”, o usuário deve marcar o parâmetro “Utiliza integração Connect”, selecionar o tipo de ambiente (Homologação ou Produção), e inserir o login e senha (fornecidos pela empresa).
A tela ainda traz duas opções: “Utiliza crednet light” e “Utiliza crednet pefin”. Ao marcar a opção de consulta desejada, é necessário informar a “APIKEY” correspondente a cada tipo.
APIKEY é uma chave de serviço fornecida pela Connect, ou seja, são credenciais de acesso que autorizam o uso de funcionalidades específicas de uma API.
3-Cadastro de clientes
Após a parametrização na tela “Cadastro de Clientes” e na aba “Serasa”, aparecerão ao lado do grid “SERASA” os botões “Consultar Connect” e “Resultado Consulta”.
Caso a consulta tenha sido feita pelo Connect, o ADM abrirá a tela “Opções de Consulta”, que apresentará a(s) opção/opções marcadas anteriormente no parâmetro:
• Crednet Light: Apresentará as opções “Serasa Score com Positivo” e “Protesto Nacional”.
• Crednet Pefin: Apresentará as opções “Serasa Score”, “Anotações Completas”, “Renda Pró”, “Comprometimento Mensal Estimado”, “Capacidade Mensal de Pagamento”, “Localização”, “Índice de Relacionamento Mercado”, “Alerta de Identidade” e “Alerta de Óbito”.
Após selecionar uma das opções, é necessário selecionar o estado do cliente.
Após a escolha do estado, será apresentada a tela “Dados de consulta da Connect” para ambas as opções: Serasa Score com Positivo ou Protesto Nacional. Além das informações cadastrais do cliente, a tela oferecerá as seguintes abas: Resumo, Protesto, Pendência Financeira e Documento Roubado. Na aba Resumo, constará o quadro do resumo das informações restritivas e o quadro resumo das informações de atenção.
As informações da pesquisa feita pelo Serasa Experian são realizadas em tempo real, ou seja, refletem os dados obtidos até o horário e a data da consulta. Todas as consultas são gravadas e arquivadas no cadastro do cliente.
4-Vida do cliente
Ao acessar a tela “Vida do Cliente” e clicar no botão “Análise de Crédito”, será aberta a tela “Dados do Cliente – Análise de Crédito”. Na aba “Principal”, haverá o ícone “Lupa”, onde o usuário também poderá realizar a consulta da Connect. Ao lado desse ícone, há também o ícone de relatório, que permite visualizar o resultado da última consulta feita pela Connect através da tela “Dados de Consultas da Connect”.
5-Acesso
Para realizar a consulta no Serasa Experian, é necessário que o usuário de acesso tenha autorização para acessar:
• Parâmetros de Integração Connect;
• Cadastro de cliente;
• Vida do cliente.
Criado em 12 de agosto de 2024 às 09:36:20