Como realizar consulta na SEFAZ para clientes do DF

Como realizar consulta na SEFAZ para clientes do DF

1- Conceito

A consulta na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) é um procedimento que envolve a verificação de informações fiscais, tributárias e financeiras por meio de sistemas online ou plataformas disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda estadual ou federal. Isso inclui a verificação de cadastros, notas fiscais, créditos tributários, pendências fiscais, regulamentações, autenticidade de documentos, protocolos e restituições. Essas consultas são essenciais para garantir a conformidade com a legislação fiscal, evitar problemas legais e manter a transparência nas operações financeiras. Com relação à consulta SEFAZ, agora é possível realizar a consulta de cadastros de clientes do Estado do “DF – Distrito Federal” antecipadamente, evitando possíveis problemas junto à SEFAZ.

No ADM já existia este recurso, porém não funcionava para alguns estados como o “DF-Distrito Federal”.

2-Parâmetros de documentos eletrônicos

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Documentos eletrônicos> Documentos eletrônicos.

Ao acessar a tela “Parâmetros de Documentos Eletrônicos” e aba “Dados gerais”, é necessário marcar a opção da flag “03 -Validar inscrição estadual do contribuinte” para realizar a consulta SEFAZ.

3-Cadastro de clientes

Menu:

  • Cadastros> Clientes> Clientes.

Em “Cadastro de Clientes”, aba “Vendas/Financeiro” e sub aba “Outros”, é necessário selecionar a opção desejada no campo “Tipo de situação para consulta automática do cadastro do cliente na Sefaz”. O campo traz as seguintes opções “Apenas no recebimento do pedido”, “No recebimento e fechamento do pedido (para consultas automáticas)” e “Nenhum”.

4-Orçamentos e vendas

Menu:

  • Vendas> Orçamentos/Vendas.

Ao gravar uma venda na tela “Orçamentos/Vendas”, no momento do “Fechamento do pedido”, o usuário poderá clicar no botão “Cons. cad. SEFAZ”, para que seja realizado a consulta manual do cadastro do cliente DF na SEFAZ.

Lembrando que caso o cadastro do cliente esteja cancelado na SEFAZ, aparecerá a mensagem “Cliente com cadastro não habilitado na SEFAZ”

5-Recebimento de pedidos

Menu:

  • Cadastros> Clientes> Clientes.

Em “Recebimento de Pedidos”, ao processar a tela e clicar no botão “Cons. cad. SEFAZ”, será realizado a consulta manual do cadastro do cliente DF na SEFAZ.

6-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de Telas e Processos.

É necessário a parametrização em “Parâmetros de Documentos Eletrônicos” e ter acesso as telas:
• Cadastro de clientes;
• Orçamentos/vendas;
• Recebimento de pedidos.

Criado em 09 de maio de 2024 às 10:36:35

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Perguntas Frequentes

O procedimento de consulta na SEFAZ envolve a verificação de informações fiscais, tributárias e financeiras por meio de sistemas online ou plataformas disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda estadual ou federal.

Durante uma consulta na SEFAZ, é possível verificar informações como cadastros, notas fiscais, créditos tributários, pendências fiscais, regulamentações, autenticidade de documentos, protocolos e restituições.

Agora é possível realizar a consulta de cadastros de clientes do Estado do "DF - Distrito Federal" antecipadamente, o que ajuda a evitar possíveis problemas junto à SEFAZ.