Como gerar logs de inserção e exclusão de assinaturas eletrônicas

Como gerar logs de inserção e exclusão de assinaturas eletrônicas

1-Conceito

Em relação a assinatura digital que nada mais é que uma tecnologia de segurança que garante a autenticidade e integridade de documentos eletrônicos. A Santri Sistemas criou logs na inserção e exclusão da coleta de assinatura da nota fiscal.

Logs – São registros detalhados e sequenciais de eventos, ações ou informações relevantes que ocorrem em sistemas de computador, aplicativos, dispositivos ou processos. Eles servem para rastrear e documentar atividades específicas, erros, transações, interações de usuários e outras operações importantes.

A partir deste desenvolvimento, toda vez que uma ordem de coleta para “Assinatura Digital” for gerada, um registro de log será automaticamente criado para documentar a criação desse pedido de assinatura. Se, porventura, a assinatura for excluída automaticamente devido à ausência na coleta, um log será gerado para registrar essa exclusão. Esse procedimento visa manter um registro claro e detalhado das atividades relacionadas à geração e exclusão de assinaturas digitais.

Lembrando que, para utilizar o processo, será necessário ativar um servidor “Java”, onde o usuário se conectará ao ADM para acessar o aplicativo “ADMAssinaturasDigital”. Esse aplicativo é responsável por coletar e armazenar as assinaturas dos clientes em documentos.
Para realizar a parametrização, é necessário entrar em contato com o setor comercial da Santri Sistemas.
É necessário a parametrização em “Parâmetros de Assinatura Digital” e opção “Exigir assinatura digital por tipo de pagamento da nota fiscal”. Esse parâmetro só estará habilitado se a opção “01-Utiliza coleta de assinatura digital para notas fiscais” estiver marcada.

2-Relação de notas fiscais

Menu:

  • Relatórios> Notas fiscais> Notas fiscais.

Ao processar a tela “Relação de Notas Fiscais”, na aba “Resultado” traz o botão “Logs” com as opções: “Logs da nota fiscal e Logs dos itens da nota fiscal”. Para gerar logs de inserção e exclusão de assinaturas eletrônicas, basta selecionar a nota, clicar no botão “Logs” e marcar a opção “Logs da nota fiscal”, e o ADM apresentará os logs na tela “Logs de Alterações de Notas Fiscais”.

3-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de Telas e Processos.

É necessário a parametrização em “Parâmetros de Assinatura Digital” para utilizar o processo.

Criado em 01 de abril de 2024 às 16:25:05

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Perguntas Frequentes

Logs são registros detalhados e sequenciais de eventos, ações ou informações relevantes que ocorrem em sistemas de computador, aplicativos, dispositivos ou processos.

Um log é gerado quando a assinatura é excluída automaticamente devido à sua ausência na coleta.

O procedimento tem como objetivo manter um registro claro e detalhado das atividades relacionadas à geração e exclusão de assinaturas digitais.

Um registro é gerado sempre que uma ordem de coleta para 'Assinatura Digital' é gerada, bem como quando a assinatura é excluída automaticamente devido à ausência na coleta.