Como exigir senha para pessoas autorizadas na venda
1-Conceito
Em algumas situações, clientes de empresas autorizam outras pessoas a realizar compras em seu nome. No ADM, existe um recurso que permite adicionar pessoas autorizadas a comprar por esse cadastro, as quais são vinculadas no momento da venda. Foi disponibilizada a opção “Definir senha de autorização para venda”, que solicita a senha do cliente quando uma venda é realizada por uma pessoa autorizada, ajudando a prevenir vendas indevidas ou fraudes.
O proprietário de uma obra autorizou, na loja onde realiza compras, que o mestre de obras de sua construção possa realizar compras em seu nome. No entanto, outros funcionários também tentaram fazer compras usando esse mesmo cadastro.
Neste caso, o que o ADM sugere? Para evitar irregularidades, recomendamos que este cliente autorize formalmente na loja, vincule o nome do mestre de obras ao seu cadastro e crie uma senha específica para essa pessoa. Isso permitirá que apenas o mestre de obras autorizado possa realizar compras em seu nome, prevenindo assim vendas indevidas por outras pessoas.
2-Parâmetros gerais
Primeiramente é necessário a parametrização para utilizar o recurso. Em “Parâmetros Gerais”, na aba “Orçamentos e Vendas” e sub aba “Parâmetros de Vendas”, o usuário deverá ativar a opção “35 – Obrigar senha para pessoas autorizadas na venda”.
Para acessar o “Parâmetro Geral”, é necessário entrar em contato com o suporte da Santri Sistemas para solicitar sua ativação.
3-Cadastro de pessoas autorizadas para a venda
Para exigir a senha de pessoas autorizadas na venda, o usuário deverá cadastrar o cliente na tela “Cadastro de Clientes”, seguindo a parametrização mencionada. Na aba “Pessoas Autorizadas – Vendas”, clique no botão “Inserir”. Isso abrirá a tela “Pesquisa de Clientes”, para que seja selecionado a pessoa que será autorizada para a venda.
Ao selecionar o nome da pessoa, clique no botão “Definir senha de autorização para venda”. O ADM abrirá a tela “Senha de Autenticação para Venda”, que contém os campos: Pessoa Autorizada, Senha e Repetir Senha. Neste ponto, deverá inserir e confirmar uma senha para a pessoa autorizada a realizar vendas e, em seguida, salvar as alterações.
É necessário definir uma senha com no mínimo 6 caracteres e no máximo 20 caracteres.
Caso o usuário deseje exigir a inserção de senha na venda, a opção “35-Obrigar senha para pessoas autorizadas na venda” deverá ser ativada. Se não for necessário exigir a senha na venda, essa opção deverá ser desativada. No entanto, o campo “Pessoas autorizadas – Vendas” sempre ficará habilitado para preenchimento, independentemente de a senha ser obrigatória ou não na venda.
4-Vendas para pessoas autorizadas com senha
Ao realizar uma venda na tela “Orçamentos/Vendas”, quando o usuário preencher o nome do cliente no campo “Cliente”, os produtos, e o tipo de entrega, será exibida a seguinte mensagem: “O cliente informado possui pessoas autorizadas a comprar. Deseja informar uma pessoa autorizada?”
Caso o cliente tenha uma pessoa autorizada com senha definida no cadastro de clientes, ele deve clicar em “Ok”. Na aba “Outros”, o usuário deve selecionar a pessoa autorizada no campo “Pessoa autorizada a comprar em nome do cliente”. Ao selecionar a pessoa autorizada e clicar no botão “Gravar venda”, será aberta a tela “Senha de Autenticação para Venda”. Esta tela exibirá os campos “Pessoa autorizada” e “Senha”, onde o usuário deverá inserir a senha cadastrada para dar continuidade ao processo de venda.
Na tela “Senha de Autenticação para Venda”, existe um botão “Liberar venda sem senha”. Caso o usuário opte por essa função, a venda será liberada sem a necessidade de inserir a senha autorizada. Após selecionar essa opção, a seguinte mensagem será exibida:
5-Dados de orçamentos e vendas
É possível acompanhar os orçamentos/vendas e identificar o usuário que liberou a venda sem a senha da pessoa autorizada através da tela “Consulta de Pedidos”. Ao inserir o pedido e explanar, o ADM carregará a tela “Dados do Orçamento”, onde na aba “Acompanhamentos” e campo “Usuário que liberou pedido de pessoa autorizada sem digitar a senha”, serão exibidos o código e o nome do usuário.
6-Acesso
Além da parametrização em parâmetros gerais, é necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
• Cadastros de clientes;
• Orçamentos/Vendas;
• Consulta de pedidos.
Criado em 21 de maio de 2024 às 14:49:33