Como definir compradores por grupo de produtos

Como definir compradores por grupo de produtos

1-Conceito

O Grupo de produtos serve para reunir ou associar produtos individuais em um único grupo, facilitando sua manipulação em determinados casos. Algumas empresas organizam os compradores por grupo de produtos, de modo que um mesmo fornecedor possa oferecer produtos de diferentes grupos. O ADM oferece a opção “Como definir compradores por grupo de produtos” para atribuir compradores a nível de grupo de produtos.

Desejo trabalhar com a divisão de compradores a nível de produto, permitindo que um mesmo fornecedor possa fazer parte de vários grupos diferentes. O ADM oferece a opção “Como definir compradores por grupo de produtos” para atribuir compradores a nível de grupo ou produto.

2-Parâmetros gerais

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Gerais> Aba-Compras e entradas> Campo - Tipo de compradores.

Em parâmetros gerais, na aba “Compras e Entradas”, o usuário pode selecionar uma das opções do campo “Tipo de Compradores”:
• Fornecedor: Esta opção segue a regra existente no ADM;
• Grupo de Produtos: Ao selecionar esta opção, a tela “Definir Compradores por Grupo de Produtos” será habilitada.

Para o acesso ao “Parâmetro Geral”, deve-se entrar em contato com o suporte da Santri Sistemas para solicitar sua ativação.
Para utilizar a opção da tela “Definir compradores por grupo de produtos”, o usuário deve primeiro definir os “Grupos de Empresas para Limite de Compras”, permitindo que os compradores ajustem de acordo com as empresas cadastradas no grupo.

3-Definir grupos de empresas para limite de compras

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Grupos de empresas para limite de compras.

Para definir os grupos de empresas, basta acessar a tela “Grupos de Empresas para Limite de Compras”, preencher os campos: “% mínimo de aviso do limite de compra utilizado”, nome do grupo, selecionar as empresas desejadas e salvar.

4-Definir compradores por grupo de produtos

Menu:

  • Cadastros> Produtos> Definir compradores por grupo de produtos.

Seguindo o menu acima na tela “Definir compradores por grupo de produtos”, o usuário pode selecionar o grupo de empresas desejado no campo “Grupo de empresas para limite de compras”, o grupo de produtos e clicar no botão “Inserir” localizado na parte inferior da tela. O ADM abrirá a tela “Pesquisa de Compradores”, onde o usuário poderá definir quais compradores farão parte do grupo selecionado. Na tela estarão listados todos os grupos de produtos presentes no ADM.

5-Sugestão de compras

Menu:

  • Entradas> Sugestão de compras.

Na tela “Sugestão de Compras”, o usuário pode utilizar o filtro “Comprador”. Quando preenchido, o ADM buscará todos os produtos que estão no grupo associado ao comprador. Se forem preenchidas duas empresas e elas não pertencerem ao mesmo grupo de limite de compras, apenas a primeira empresa será carregada para preenchimento.

6-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de Telas e Processos.

Além da parametrização em parâmetros gerais, o usuário precisa ter autorização para acessar as seguintes telas e processos:
• Grupos de empresas para limite de compras;
• Definir compradores por grupo de produtos;
• Sugestão de compras.

Criado em 18 de abril de 2024 às 11:35:07

Nos dê Seu Feedback!

Deixe sua sugestão ou dúvidas.

Perguntas Frequentes

Um Grupo de Produtos é uma ferramenta que reúne ou associa produtos individuais em uma única categoria, facilitando sua manipulação em diversas situações. No ADM, essa funcionalidade permite uma organização mais eficiente dos produtos.

Algumas empresas organizam seus compradores atribuindo-os a grupos de produtos específicos. Isso significa que um mesmo comprador pode ser responsável por produtos de diferentes grupos, o que simplifica a gestão e a comunicação com os fornecedores.

A opção "Como definir compradores por grupo de produtos" no ADM permite atribuir compradores a nível de grupo de produtos. Isso significa que os compradores podem ser designados para gerenciar compras específicas dentro de cada grupo de produtos, garantindo uma gestão mais eficaz e organizada.