Como criar regras por grupo de produto para bloquear vendas por lucratividade

Como criar regras por grupo de produto para bloquear vendas por lucratividade

1-Conceito

A lucratividade é um indicador de eficiência operacional expresso como um valor percentual, que reflete o ganho que uma empresa consegue gerar em relação ao trabalho realizado. Em outras palavras, a lucratividade é o valor líquido dividido pela receita bruta da empresa.
Quanto às vendas por lucratividade, é possível que uma empresa defina nos parâmetros que vendas com lucratividade inferior a 6% sejam bloqueadas. No entanto, há produtos que naturalmente terão margens abaixo desse limite, como por exemplo, 2% ou 3%. Nesse sentido, seria vantajoso para a empresa criar regras específicas para esses produtos.
Para isso, o ADM oferece o processo “Como criar regras por grupo de produto para bloquear vendas por lucratividade”, onde a empresa pode definir o percentual mínimo de lucratividade para bloqueio e o percentual mínimo para envio de mensagem, por grupo de produtos.

2-Parâmetros de lucratividade

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Lucratividade.

Ao acessar a tela “Parâmetros de Lucratividade”, é necessário informar a empresa no campo “Empresa” para habilitar todos os campos da tela. A tela apresenta campos distribuídos em três abas: Gerais, grupos de produtos e produtos.

Aba “Gerais”
• % de lucratividade mínima para uso de desconto por lucratividade;
• % de desconto máximo condicionado à lucratividade (venda normal);
• % de desconto máximo condicionado à lucratividade (venda direta);
• % de lucratividade mínima para uso de profissional por lucratividade;
• Tipo de verificação de desconto máximo por lucratividade;
Esse campo traz as opções:
✓ Nenhum;
✓ Verificar a lucratividade do vendedor na venda;
✓ Verificar a lucratividade do vendedor no mês.
• Tipo de verificação de lucratividade da venda;
Esse campo traz as opções:
✓ Somente vendas desta empresa;
✓ Vendas de qualquer empresa.
• Bloquear venda com lucro baixo;
• Enviar mensagem de venda com % de lucr. abaixo do mín. estipulado;
• % mínimo lucro p/ bloqueio;
• % mínimo de lucratividade;
• % Lucro 1;
• % Lucro 2;
• % Prejuízo 1;
• % Prejuízo 2

Aba “Grupos de Produtos”
• % de lucratividade mínima para bloqueio;
• % de lucratividade mínima para envio de mensagem. Que poderá ser definido para qualquer nível de grupos de produtos. Funcionará em conjunto com o campo “Bloquear venda com lucro baixo” e “Enviar mensagem da venda com % de lucr. abaixo do min. Estipulado”.

A tela traz ainda o botão “Igualar parâmetros” que possibilitará igualar a regra a outras empresas. Basta clicar no botão,  selecionar e confirmar a empresa desejada através da tela “Pesquisa de empresa”.

Somente o “Gerente de Sistemas” terá acesso à tela “Parâmetro de Lucratividade”.

3-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de Telas e processos.

Para o processo, é necessário que o “Gerente de Sistemas” acesse a tela de “Parâmetros de Lucratividade”.

Criado em 06 de maio de 2024 às 11:26:39

Nos dê Seu Feedback!

Deixe sua sugestão ou dúvidas.

Perguntas Frequentes

Lucratividade é um indicador de eficiência operacional expresso como um valor percentual, representando o ganho da empresa em relação à receita bruta. É calculada dividindo o valor líquido pelo valor da receita bruta.

A lucratividade é crucial para avaliar a eficiência e a saúde financeira da empresa. Monitorar a lucratividade nas vendas ajuda a garantir que os produtos comercializados gerem um retorno satisfatório sobre o investimento realizado.

O ADM oferece o processo "Como criar regras por grupo de produto para bloquear vendas por lucratividade", permitindo que a empresa defina percentuais mínimos de lucratividade para bloqueio e para envio de mensagem, por grupo de produtos.

Ao criar regras específicas, a empresa pode evitar o bloqueio desnecessário de vendas de produtos com margens naturalmente mais baixas, garantindo que apenas casos que fogem do padrão sejam tratados de forma especial.