Como bloquear a pesquisa de clientes

Como bloquear a pesquisa de clientes

1-Conceito

O cadastro de clientes consiste na centralização de todos os dados e informações de pessoas físicas ou jurídicas em um único ambiente. Durante os processos de vendas e devoluções, pode ocorrer que o vendedor informe o nome do cliente no orçamento sem validar o cadastro para verificar sua correção. Isso pode resultar na geração de vendas para a pessoa errada e, no caso de devoluções para o consumidor final, na seleção de um cadastro incorreto.
Para ajudar a empresa a gerenciar essa situação, no ADM é possível bloquear a pesquisa de clientes, por meio de um parâmetro específico. Após o bloqueio, apenas com uma autorização do processo será permitido utilizar a pesquisa de clientes por “Nome, CPF/CNPJ”.

2-Parâmetros gerais

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Gerais.

Na aba “Gerais” e sub aba “Parâmetros gerais-1”, localizada em “Parâmetros Gerais”, é necessário que o usuário ative a opção “35-Bloquear pesquisa de clientes pelo frame”. Com essa opção ativada, a pesquisa poderá ser realizada apenas pelo “CPF/CNPJ” do cliente.

Para acessar o “Parâmetro Geral”, é necessário entrar em contato com o suporte da Santri Sistemas para solicitar sua ativação.
Para que o usuário possa pesquisar o cliente pela tela “Pesquisa de Clientes”, ele deverá ter a autorização “Permitir consulta de clientes pelo frame”.

3-Orçamentos e vendas

Menu:

  • Vendas> Orçamentos / Vendas.

Após a parametrização ao acessar a tela “Orçamentos / Vendas”, se o usuário for:
Usuário autorizado:
Se o usuário logado tiver autorização para o processo, ao pesquisar o cliente na tela “Pesquisa de Clientes”, será possível fazer a busca por “Nome, CPF/CNPJ, etc.”
Usuário não autorizado:
Se o usuário não tiver autorização, ao clicar na lupa do campo “Cliente”, o ADM exibirá a seguinte mensagem: “Funcionário sem autorização para pesquisar clientes pelo frame!”.

Caso o usuário não possua a autorização necessária, ele só conseguirá inserir um cliente na tela “Orçamento/Vendas” digitando o código de cadastro ou o CPF/CNPJ do cliente.
Além da tela “Orçamentos/Vendas”, ao acessar a tela “Devolução de Vendas”, se a empresa trabalhar com este parâmetro geral e o usuário (funcionário) logado possuir a autorização, será possível pesquisar clientes pelo nome, CPF/CNPJ, etc. Caso o usuário não tenha a autorização, ele só conseguirá inserir um cliente pelo código de cadastro ou CPF/CNPJ.

4-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de Telas e Processos.

Além da parametrização em parâmetros gerias, é necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
• Orçamentos / Vendas;
• Devolução de vendas.

Criado em 12 de julho de 2024 às 14:20:10

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Perguntas Frequentes

O cadastro de clientes é a centralização de todos os dados e informações de pessoas físicas ou jurídicas em um único ambiente.

Durante os processos de vendas e devoluções, pode ocorrer que o vendedor informe o nome do cliente no orçamento sem validar o cadastro para verificar sua correção. Isso pode resultar na geração de vendas para a pessoa errada e na seleção de um cadastro incorreto durante as devoluções.

A empresa pode gerenciar essa situação bloqueando a pesquisa de clientes no ADM, por meio de um parâmetro específico. Após o bloqueio, apenas com uma autorização do processo será permitido utilizar a pesquisa de clientes por "Nome, CPF/CNPJ".

Após o bloqueio, a pesquisa de clientes só pode ser utilizada com uma autorização do processo, permitindo a busca por "Nome, CPF/CNPJ".