Comissão: Modelos 3 e 5

Comissão: Modelos 3 e 5

1-Conceito

Comissão é uma porcentagem financeira oferecida ao vendedor em relação às vendas e metas cumpridas. O objetivo das comissões é tanto manter os vendedores motivados para oferecer seu melhor desempenho, quanto ajudar a empresa a atingir objetivos e obter melhores resultados comerciais. No ADM, as comissões nos modelos 3 e 5 são definidas por faixa de preços. No modelo 3, a comissão é determinada com base no lucro bruto, enquanto no modelo 5 é calculada com base no lucro líquido.
• Comissão Modelo 3 – As comissões são por empresa e por departamento, e são pagas ao realizar a venda.
• Comissão Modelo 5 – As comissões são definidas nas baixas ou no recebimento das vendas.

O vendedor vendeu de 0 até 10.000, e esse valor será inserido em uma faixa específica de comissão. Se o vendedor x vendeu de 10.000 até 50.000, será inserido em outra faixa, e assim por diante.

2-Cadastro de produtos

Menu:

  • Cadastros> Produtos> Produtos.

Para utilizar uma das comissões mencionadas acima, primeiro deve-se selecionar a opção “03 – Considerar item para faixa comissão (mod. 3 e 5)” na aba “Comissões” da tela “Cadastro de Produtos”.

Lembrando que a “Opção 03-Considerar item para faixa comissão (mod. 3 e 5)”, só ficará habilitada se a opção “01-Sujeito à comissão” estiver marcada.

3-Parametrização

3.1-Parâmetros de comissão – Modelo 3

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Comissões> Parâmetros de comissão - modelo 3.

Ao acessar a tela “Parâmetros de comissão – Modelo 3”, o usuário deve informar o nome da empresa, do departamento e preencher os campos necessários (que só estarão editáveis se a empresa e o departamento forem selecionados). Para adicionar os percentuais, basta clicar no botão “Inserir”, o que abrirá a tela “Coletar Comissões por Valor”. No campo “Venda Líquida”, deve-se especificar o limite inferior da última faixa e fornecer as informações desejadas nos outros campos antes de salvar.

•  Se a faixa de valor não estiver cadastrada, o usuário poderá inserir os percentuais nos campos abaixo de “Empresa e departamento” e salvar normalmente.

•  Flag “Utilizar percentual de comissão informado no cadastro do vendedor” – Esta opção desobriga o uso dos percentuais informados nesta tela. Ou seja, ao marcá-la, a comissão será calculada com base nos percentuais de comissão informados no cadastro do vendedor (funcionário).

O cadastro do vendedor é realizado na tela “Cadastro de Funcionários”, na aba “Comissões” e nas sub abas “Comissão de produto” e “Comissão de serviço”. As comissões são definidas nos campos: % Comissão à vista e % Comissão a prazo.

• Aba: Comissões por lucratividade – Nessa aba a lucratividade não gera comissão, somente faz com que a comissão mude de faixa na venda. Quando um vendedor tem um desempenho maior ou menor que os cadastrados nas faixas de comissão, é possível pagá-lo de acordo com seu mérito. Nesse caso pode-se inserir as comissões por lucratividade. Para isso basta clicar no botão “Inserir” localizado abaixo da aba “Comissões por lucratividade”. O ADM abrirá a tela “Coletar Comissão por Regra de Lucratividade”, onde pode-se informar os campos:
•  % Lucro – Esse campo é para inserir a faixa mínima de lucro;
•  Ação – Informar se irá “Subir” ou “Descer” algum nível entre as faixas de preços cadastradas;
• Variação de Nível – Será informado quantos níveis irá subir ou descer, entre as faixas de preços cadastradas.

O vendedor alcançou um desempenho excepcional este mês, resultando em um lucro considerável para a empresa, mas não se enquadrando nas faixas de comissões pré-estabelecidas, é possível ajustar sua remuneração com base em sua contribuição. Para isso, pode-se inserir uma porcentagem de lucro e especificar se ele irá subir ou descer de nível entre as faixas cadastradas. Essa flexibilidade permite reconhecer o mérito do vendedor e incentivá-lo a manter seu alto desempenho.
Quando a empresa comissiona o vendedor dessa forma, o ADM entenderá que a porcentagem de comissão ficará exatamente entre as faixas desejadas. Essas faixas devem ser aplicadas de acordo com o tipo de recebimento das vendas, garantindo uma remuneração justa e alinhada ao desempenho do vendedor.

3.2-Parâmetros de comissão – Modelo 5

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Comissões> Parâmetros de comissão - modelo 5.

A comissão modelo 5 é uma comissão a ser aplicada no momento da baixa ou recebimento da mercadoria. No ADM através de algumas parametrizações pode-se pagar a comissão na venda.
Ao acessar a tela “Parâmetros de Comissão – Modelo 5”, basta o usuário informar a empresa, o departamento e marcar a opção desejada da aba “Outras regras” e gravar.
• Pagar comissão de duplicata na venda;
• Pagar comissão de cheque a prazo na venda;
• Pagar comissão de cartão na venda;
• Pagar comissão de boleto na venda.
A tela da comissão modelo 5 é a mesma tela da modelo 3, só se distingue da aba “Outras regras”.

4-Relatório das comissões

Menu:

  • Relatórios> Vendas> Comissões> Vendedores> Modelo 3 ou Modelo 5.

Para verificar o resultado das comissões, basta acessar a tela “Relação de Comissões – Modelo 3 ou Modelo 5”, e utilizar os filtros disponíveis, como vendedor, data inicial e data final. Ao processar a tela, o ADM carregará o resultado das comissões de acordo com os parâmetros informados. O resultado será exibido nos campos: Vendedor, total de vendas, com.venda, total devol., com.dev., total acum, com.acu., etc.

 

Os percentuais de comissão são configurados por empresa e departamento. Se houver vendedores em um departamento não configurado, suas comissões não serão processadas até que a regra do departamento seja ajustada.

5-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de Telas e Processos.

Além da parametrização em parâmetros de comissão, é necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
• Cadastro de produtos;
• Parâmetros de comissão – modelo 3;
• Parâmetros de comissão – modelo 5;
• Relação de comissões – modelo 3;
• Relação de comissões – modelo 5.

Criado em 04 de abril de 2024 às 10:58:29

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Perguntas Frequentes

Comissão é uma porcentagem financeira oferecida ao vendedor em relação as vendas e metas cumpridas.

As comissões são definidas por faixa de preços, ou seja, no modelo 3 é definido pelo lucro bruto e o modelo 5 pelo lucro líquido.

O objetivo das comissões é manter os vendedores motivados para oferecer seu melhor desempenho e ajudar a empresa a atingir objetivos e obter melhores resultados comerciais.

No Modelo 3, a comissão é determinada com base no lucro bruto.

No Modelo 3, as comissões são pagas ao realizar a venda, enquanto no Modelo 5 as comissões são definidas nas baixas ou no recebimento das vendas.

No Modelo 5, as comissões são definidas nas baixas ou no recebimento das vendas.