Cadastro de fornecedor: CFOP liberados para operações de entrada

Cadastro de fornecedor: CFOP liberados para operações de entrada

1-Conceito

CFOP, ou Código Fiscal de Operações e Prestações, é um código numérico que identifica a natureza das transações de mercadorias e serviços de transporte intermunicipal e interestadual no Brasil. Utilizado em documentos fiscais, como notas fiscais, o CFOP ajuda a classificar transações comerciais para determinar impostos aplicáveis e registrar atividades fiscais.
Um dos principais problemas com os lançamentos incorretos de CFOP em uma nota fiscal eletrônica é o pagamento indevido de tributos.
Para evitar isso, o ADM, dispõe do recurso ‘CFOPs Liberados para Operações de Entrada e Financeiros Manuais’. Este recurso é muito útil, pois diminui erros nos lançamentos das notas e evita prejuízos para a loja devido a créditos tributários que deveriam ser aproveitados, mas não são, devido ao uso incorreto do CFOP.

O fornecedor de uma empresa, realizou uma venda, indicando o CFOP 5102 na nota fiscal. No entanto, ao registrar a entrada, o usuário lançou manualmente um CFOP que não era correspondente. Para evitar transtornos e garantir assertividade nas operações de entrada, sugerimos o vínculo do CFOP correto no cadastro.

2- Cadastro de fornecedores

Menu:

  • Cadastros> Fornecedores> Fornecedores.

Na tela de “Cadastro de Fornecedores”, na aba “Dados Adicionais”, sub aba “Compras/Entradas”, existe o campo “CFOPs Liberados para Operações de Entrada”. Este campo permite vincular os CFOPs que serão liberados para entradas. Ao efetuar uma entrada manual ou análise de XML para esse fornecedor, a operação será validada. Caso os CFOPs validados não correspondam aos vinculados no cadastro do fornecedor, a operação não será liberada e o ADM não prosseguirá com a operação.

 

Se o campo “CFOP Liberados para Operações de Entrada” não contiver nenhuma informação, o processo de entrada prosseguirá normalmente.

3 Relação de entradas

Menu:

  • Relatórios > Entradas > Entradas> Entradas.

Na tela de “Relação de Entradas”, ao filtrar e selecionar uma entrada no canto inferior esquerdo, existe a opção ‘Alterar Dados’. Dentro desta opção, há a funcionalidade ‘Editar CFOP’, que permite a troca do CFOP, desde que este esteja liberado no cadastro do fornecedor. Caso contrário, a operação não será realizada.

4-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de telas e processos.

Para utilizar o recurso, o usuário precisa ter autorização de telas e processos para acessar:
• Cadastro de fornecedores;
• Relação de entradas.

Criado em 12 de novembro de 2024 às 17:21:42

Nos dê Seu Feedback!

Deixe sua sugestão ou dúvidas.

Perguntas Frequentes

CFOP, ou Código Fiscal de Operações e Prestações, é um código numérico que identifica a natureza das transações de mercadorias e serviços de transporte intermunicipal e interestadual no Brasil.

Em documentos fiscais, como notas fiscais, o CFOP é utilizado para classificar transações comerciais, determinar os impostos aplicáveis e registrar atividades fiscais.

Lançamentos incorretos de CFOP em notas fiscais eletrônicas podem resultar em pagamento indevido de tributos, gerando prejuízos financeiros.

O ADM dispõe do recurso 'CFOPs Liberados para Operações de Entrada e Financeiros Manuais', que ajuda a diminuir erros nos lançamentos de notas e evita prejuízos para a loja por não aproveitar créditos tributários devido ao uso incorreto do CFOP.

O principal benefício deste recurso é a redução de erros nos lançamentos de notas fiscais, garantindo que os créditos tributários sejam corretamente aproveitados e evitando prejuízos financeiros causados por erros no uso do CFOP.