Baixa automática de cartões

Baixa automática de cartões

1- Recebimento

A gestão de contas a receber monitora e garante os recebimentos da empresa, pensando em facilitar essa auditória o ADM oferece a ferramenta de baixa de cartões automáticos que agiliza a baixa de pagamentos realizados pelos clientes.

Uma empresa geralmente recebi muitas vendas por cartões de débito e crédito e muitas vezes em grande proporção, a baixa manual desses recebimentos podem ser trabalhosos e demandar muito tempo do responsável e sem contar na possibilidade de ocorrer erros durante essa baixa, através do arquivo de retorno o ADM realiza essa baixa automaticamente facilitando assim a operação.

2- Arquivos de retorno

O processo baixa automática permite baixar todos os cartões que a empresa recebeu em uma determinada data através do arquivo retorno. Para que isso aconteça é necessário estabelecer contato com a operadora do cartão.

Para solicitar o extrato digital, informe a operadora que deseja o arquivo de retenção de liquidez de cartão para conciliação bancária, pois existem vários modelos de extratos eletrônicos.

Para que a baixa possa ser realizada o usuário precisa ter gravado em seu computador o arquivo retorno de retenção de liquidez do cartão.

3-Configurações necessárias antes de realizar a baixa

• Cadastro de rede
• Número de estabelecimento de rede de cartões

Menu:

  • Cadastro > Parâmetro > Parâmetro > Empresa > Aba financeiro.

O parâmetro de empresas, na aba financeiro contém as informações de tipo de regra a ser utilizada, informações específicas da Stone.

• Somente número do cartão truncado – A baixa automática buscará os títulos dos cartões através das seguintes informações: número do NSU, quantidade de parcelas, número do estabelecimento, data de cadastro e número do cartão truncado;
• Número do cartão truncado ou valor pago – A validação da baixa é feita pelo número truncado, número do NSU, quantidade de parcelas, número do estabelecimento, data de cadastro, e quando não é encontrado o número do cartão truncado, a validação é feita pelo valor do título mais as outras informações.

4-Como o ADM realiza esse processo de baixa automática

Para parametrizar a baixa em rede Stone é necessário além de informar o “número do estabelecimento” ir na tela de “parâmetros de empresa” na “aba Financeiro” preencher os campos “ Versão do arquivo da Stone”, “Chave de autorização da Stone” e “URL do webservice da Stone”, para que o ADM faça a comunicação com Webservice e se comunique direto com o site trazendo as informações na tela.

5-Como o ADM realiza esse processo de baixa automática

Menu:

  • Financeiro > Contas a recebe r> Cartões > Baixas de Cartões.

O ADM oferece várias opções de baixa de cartões da rede, e também a tela de baixa de cartões que permite carregar o arquivo, escolher o layout (até o presente momento temos o Elavon) e ao processar trazer o resumo da operação (RO) e suas informações específicas de cartões e os comprovantes de venda (CV) conforme tela:

Todo arquivo precisa ser baixado 1º o EEVD (Movimento de Vendas Débito) para depois baixar o EEFI (Movimento Financeiro), o arquivo precisa ser identificado primeiro e depois processado.

• Somente número do cartão truncado – A baixa automática buscará os títulos dos cartões através das seguintes informações: número do NSU, quantidade de parcelas, número do estabelecimento, data de cadastro e número do cartão truncado;
• Número do cartão truncado ou valor pago – A validação da baixa é feita pelo número truncado, número do NSU, quantidade de parcelas, número do estabelecimento, data de cadastro, e quando não é encontrado o número do cartão truncado, a validação é feita pelo valor do título mais as outras informações. O retorno dessa operação ocorre com quatro tipos diferentes de arquivos:
• Movimento de Vendas Débito (EEVD) – Representa as operações do tipo débito, onde a baixa é feita somente por esse arquivo, ou seja, os cartões serão recebidos no dia posterior à venda e já constarão nesse arquivo, fazendo com que os títulos no ADM sejam baixados – utilizando somente a opção “Baixar cartão”.
• Movimento de Vendas Crédito (EEVC) – Representa as operações tipo crédito, constatando somente o registro dos cartões passados no período, ou seja, os cartões passados serão identificados no dia posterior à venda, mas serão baixados somente no vencimento, quando a operadora realizar o pagamento. Dessa forma os cartões deverão ser identificados pela
opção “identificar cartão” (a identificação será feita pelo número do cartão trucado).
• Movimento Financeiro (EEFI) – Representa o pagamento dos títulos na data do vencimento (identificados anteriormente no arquivo EEVD), ou seja, uma vez identificados, os títulos poderão ser baixados pela opção “Baixar Cartão”.
• Movimento Saldo em aberto (EESA) – Demonstra todos os resumos de vendas e seus respectivos valores em crédito, que serão efetivados futuramente, a partir 1º dia do mês em referência, decorrente das transações realizadas com cartão de crédito.
Quando a baixa automática é realizada, o ADM gera uma única baixa com os títulos, portanto caso ocorra à necessidade de cancelar a baixa de alguns itens desses títulos, será necessário que seja cancelada toda a baixa, ou seja, todos os títulos contidos nos arquivos retorno baixado automaticamente terão suas baixas canceladas.

O ADM também permite realizar baixas de cartões manualmente.

6- Acesso

Menu:

  • Cadastro> Funcionários > Autorizações de telas e processos > Baixa de cartões.

É necessário validar as autorizações de baixa financeira ao qual o usuário precisa ter permissão para realizar baixa de tipo cartões.

Criado em 26 de abril de 2024 às 11:32:21

Nos dê Seu Feedback!

Deixe sua sugestão ou dúvidas.

Perguntas Frequentes

O processo baixa automática permite baixar todos os cartões que a empresa recebeu em uma determinada data através do arquivo retorno. Para que isso aconteça é necessário estabelecer contato com a operadora do cartão. Logo esse processo facilita a gestão de uma empresa e evita também erros recorrente de processos manuais.

Para solicitar o extrato digital, é necessário informar a operadora que deseja o arquivo de retenção de liquidez de cartão para conciliação bancária, pois existem vários modelos de extratos eletrônicos.

É possível visualizar o processo de baixa através da tela baixa de cartões, é necessário carregar o arquivo de retorno do banco, escolher o layout, processar a tela e clicar no botão baixar os cartões visualizar informações especificas do cartão.

Não! Quando a baixa automática é realizada, o ADM gera uma única baixa com os títulos, portanto caso ocorra à necessidade de cancelar a baixa de alguns itens desses títulos, será necessário que seja cancelada toda a baixa, ou seja, todos os títulos contidos nos arquivos retorno baixado automaticamente terão suas baixas canceladas.