ADM/e-commerce
1- E-commerce
E-commerce, ou comércio eletrônico, é o processo de venda de produtos ou serviços pela internet. Essas transações são conduzidas por empresas, sejam fabricantes ou revendedores, por meio de suas plataformas digitais exclusivas. O ADM proporciona uma funcionalidade crucial: a integração do site de e-commerce. Isso abre caminho para a criação de um novo e eficaz canal de vendas para a empresa. Essa integração permite a atualização automática e em tempo real de informações cruciais do banco de dados, como disponibilidade e detalhes dos produtos, preços, estoque e o cadastro de novos clientes diretamente no sistema ADM. Assim, otimiza-se a gestão de vendas e a experiência do cliente.
É importante lembrar que a Santri Sistemas disponibiliza os campos a serem pesquisados, e parametriza o banco de dados da empresa para a utilização do e-commerce. Dessa forma, é necessário entrar em contato com nossa equipe comercial para obter mais informações.
Uma empresa deseja vender seus produtos por meio de uma plataforma virtual própria. Oferecemos a integração do site “E-commerce”, possibilitando assim a implementação de um novo canal de vendas para a empresa. Esta integração consiste na disponibilização de informações online do banco de dados como: Produtos, estoque, preços, cadastro de novos clientes diretamente do site no ADM, entre outros.
2- Parametrização
2.1-Parâmetros Web
As vendas realizadas através do e-commerce, serão inseridas no ADM, porém é necessário parametrizar algumas informações indispensáveis para gerar os pedidos de vendas. E após o pedido ser integrado ao ADM, será gerado a separação de forma automática e posteriormente poderá gerar a ordem de entrega normalmente. Para a parametrização acesse a tela “Parâmetros da Web”, onde o usuário poderá definir a empresa (Empresa do e-commerce), onde todas as vendas feitas no site serão vinculadas a essa empresa, e informar os campos necessários das abas disponíveis da tela.
Aba “Clientes” – Nessa aba há o campo “Grupo de Clientes”. Este campo é basicamente para fins de relatório, onde serão identificados os grupos de clientes que tiveram origem através do E-commerce;
Aba “Financeiro” – Nessa aba há campos a serem informados como:
✓ Condição de pagamento padrão – É sugerido que seja criada uma condição de pagamento específica para o “E-commerce”, onde poderá constar as formas de pagamento que serão utilizadas. Atualmente são: (Cartão de crédito e boleto), inserir também os índices que a empresa gostaria de aplicar nessas condições;
Lembrando que na tela “Cadastro de Condições de Pagamento”, na aba “Dados da condição” no campo “Tipo de pagto”, pode-se informar a opção “A prazo”.
✓ Conta para baixa de boleto automática – A conta a ser informada, nada mais é que o portador do banco que irá receber os valores pagos via boleto pelo cliente. É interessante que empresa tenha uma conta específica para o “Ecommerce”, a fim de controlar melhor os ganhos, mas não há problema caso o usuário deseje utilizar uma conta pré-existente;
✓ Quantidade de dias para recebimento da duplicata/financeira – Nesse campo será informado a quantidade de dias em que o boleto ficará válido para pagamento. Após a quantidade total de dias ser excedido, o boleto/duplicata não será mais um documento apto/válido para realizar a compra, assim o pedido será excluído do ADM.
Aba “Vendas” – Nessa aba além das opções disponíveis para serem marcadas,há três campos importantes a serem informados:
✓ Vendedor – Nesse campo pode-se definir o usuário vendedor que ficará vinculado a todas as vendas do e-commerce. O ADM sugere que seja criado um cadastro de funcionários com o nome “Vendedor e-commerce” ou similar, para que fique separado dos vendedores da loja física;
✓ Caixa – Neste campo é definido um usuário caixa que ficará vinculado a todas as vendas do e-commerce. É sugerido também pelo ADM, que seja criado um cadastro de funcionários com o nome “Caixa e-commerce” ou similar;
✓ Quantidade de dias úteis para excluir os pedidos vencidos provenientes da web – Nesse será definido a quantidade de dias que os orçamentos/cotações realizadas no E-commerce que não foram concluídos, ficarão válidos para fechamento. Após a quantidade de dias estipulados serem finalizados, esses orçamentos serão excluídos;
✓ Conta para recebimento PIX – Nesse campo será informado uma conta específica para o recebimento via PIX.
Aba “Regra do atacado” – Essa aba traz a opção “Utilizar regra de venda do atacado (Venda automática do atacado para o varejo), e os campos referentes a regra de venda do atacado. Caso o usuário deseje utilizar, basta marcar a opção da flag e será ativado os campos necessários para serem informados.
Aba “Criar objetos BancoWeb – Nesse campo é mostrado os objetos do banco web, onde podem ser atualizados ao selecioná-los.
Aba “Integrações (e-commerce) – Essa aba traz opções e campos a serem marcados e informados referente a integração do e-commerce.
Lembrando que somente a Santri Sistemas tem acesso ao “Parâmetro Web”. Caso haja interesse no serviço, entre em contato com o departamento comercial.
3-Disponibilizar produtos para vendas web
Para disponibilizar as informações dos produtos, é necessário que seja informado os campos disponíveis da aba “Web” da tela “Cadastro de Produtos”. Deste modo as informações serão disponibilizadas para que o e-commerce possa consultá-las quando necessário.
É importante informar o campo “Ponto de corte para estoque da web”, para evitar desabastecimento de produtos na loja. (Lembrando que essa opção não é obrigatória).
Digamos que o ponto de corte informado seja “100”, dessa forma o estoque enviado para o e-commerce será como mostrado na tabela abaixo:
4-Definir fotos de produtos
Caso o usuário deseje utilizar fotos existentes dos produtos, basta acessar a tela “Definir Fotos de Produtos”, selecionar o produto e clicar no botão “Carregar foto”. O ADM abrirá a tela de arquivo de imagem do computador para pesquisar a foto que deverá já estar salva. Pode-se carregar mais de uma foto se desejar.
5-Cadastro de clientes
A integração com e-commerce permite o cadastro de novos clientes através do site, dessa forma será gerado um código de cliente exclusivo para cada CPF/CNPJ. Assim se o cliente já possuir cadastro no ADM, será atualizado mantendo o código do cadastro de cliente existente. Basta acessar a tela “Cadastro de Clientes” e informar a senha no campo “Senha Web” na aba “Web”. As informações disponíveis para consulta são: Cadastro, título em aberto, XML de notas emitidas, pedidos de compras e status de entregas.
O ADM sugere uma senha a ser utilizada pelo cliente, basta clicar na seta da opção “Senha Web”, e o campo será preenchido com uma senha como sugestão. Caso não opte pela senha oferecida pelo ADM, é só clicar novamente e será sugerida outra senha.
6-Entrega de vendas realizadas pelo e-commerce
Nas vendas provenientes do e-commerce todos os pedidos serão inseridos no ADM com a entrega do tipo “Entrega programada”. Caso a empresa opte por permitir a venda de produtos sem estoque, a entrega será do tipo “Entrega sem Previsão”. Neste caso será enviada uma mensagem automática pelo ADM aos usuários (Pré-definidos), informando que foi inserido um pedido pela Web de produtos que não possuem estoque. Para isso acontecer a central de mensagem deve estar configurada.
6.1-Mensagem “Pedido Web”
Para definir quais usuários irão receber a mensagem, basta acessar a tela “Central de Mensagens”, dar dois cliques na opção “E-commerce”, marcar a opção da mensagem “Pedido WEB com estoque faltando convertido para sem agendamento”, marcar o campo “Ativa” e selecionar os usuários que receberão a mensagem e gravar.
7-Relação de evolução dos pedidos do e-commerce
Na tela “Relação de Evolução dos Pedidos do E-commerce”, o usuário poderá visualizar a evolução dos pedidos de vendas provenientes do e-commerce, onde através de filtros disponíveis na aba “Filtros”, o ADM carregará na aba “Resultados” informações referentes ao pedido nas abas: Pagamento pendente, pagamento recebido, em separação, separado, faturado, enviado para transportadora, em trânsito, entregue, cancelado e devolvido.
8-Relatórios das vendas provenientes do e-commerce
Para permitir um melhor gerenciamento das vendas provenientes do ecommerce, em alguns relatórios de vendas temos nos filtros a opção “WEB”.
8.1-Relação de vendas e devoluções
Para visualizar a relação de vendas e devoluções, basta acessar a tela “Relação de Vendas e Devoluções” e selecionar filtros desejados. Há duas opções de filtros relacionados a vendas e-commerce, na aba “Filtros principais”, o usuário poderá selecionar a opção “Web” do campo “Sistema de origem do pedido” e a opção “e-commerce” do campo “Tipo do sistema que recebeu pedido”.
8.2-Relação de vendas por produto
Na tela “Relação de Vendas por produto” o usuário poderá visualizar a relação de venda por produto, através de filtros desejados na aba “Filtros”, e selecionando a opção “Web” do campo “Sistema de origem do pedido” da aba “Vendas”.
9-Acesso
• Cadastro de produtos;
• Cadastro de clientes;
• Definir fotos de produtos;
• Relação de evolução dos pedidos do e-commerce;
• Central de mensagens;
• Relação de vendas e devoluções;
• Relação de vendas por produto.
Criado em 04 de abril de 2024 às 10:48:54