Como analisar vendas por tipo de custo
1-Conceito
Análise de vendas, é um processo crucial para monitorar o desempenho de uma empresa, permitindo identificar inconsistências ou desafios no processo comercial. Essa análise fornece dados valiosos sobre as ações comerciais realizadas, oferecendo à empresa uma melhor visibilidade para implementar mudanças estratégicas e tomar decisões mais assertivas que podem aumentar as vendas.
No que diz respeito à análise de vendas, o ADM disponibiliza a funcionalidade “Como analisar vendas pelo tipo de custo”. Esta ferramenta permite aos usuários escolher o tipo de custo de compra que será usado na análise das vendas. As opções de tipos de custo disponíveis incluem: Custo Comercial, Custo Médio e Custo da Última Entrada. Cada opção fornece uma perspectiva diferente e pode revelar distintos impactos sobre a rentabilidade e eficiência da operação comercial.
2-Parâmetros de empresas
Nos “Parâmetros de Empresas” e aba “Vendas – Santri”, existe o campo “Tipo de custo para análise de lucro”. As opções disponíveis são: Custo Médio, Custo Comercial e Custo da Última Entrada. O usuário poderá definir a opção desejada e gravar a tela.
Independente da opção definida no campo “Tipo de custo para análise de lucro”, o usuário tem a flexibilidade de selecionar uma opção diferente para a análise de vendas nas seguintes telas:
• Relação de Vendas e Devoluções;
• Relação de Vendas por Produtos.
Lembre-se de que, para a análise de vendas, o ADM seguirá a opção selecionada nas telas de relatórios, em vez da opção configurada nos parâmetros de empresas.
3-Relação de vendas e devoluções
Na tela “Relação de Vendas e Devoluções”, na aba “Filtros” e subaba “Filtros principais”, foi adicionado o filtro “Tipo de custo” com as seguintes opções:
• Custo médio;
• Custo comercial;
• Custo da última entrada.
O usuário poderá selecionar uma das opções de tipo de custo de compra para a análise de vendas. Os resultados podem ser visualizados na aba “Resultado”.
4-Relação de vendas por produto
Na tela “Relação de Vendas por Produto”, na aba “Filtros” e sub aba “Outros”, foi adicionado o filtro “Tipo de custo” com as seguintes opções:
• Custo médio;
• Custo comercial;
• Custo da última entrada.
O usuário poderá escolher uma das opções de tipo de custo de compra para realizar a análise de vendas, cujos resultados serão exibidos na aba “Resultado”.
5-Acesso
É necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
•Parâmetros de empresas;
• Relação de vendas e devoluções;
• Relação de vendas por produtos.
Criado em 20 de maio de 2024 às 17:15:23