Orientações para entrada de notas fiscais

Orientações para entrada de notas fiscais

1-Conceito

O processo de entrada de notas fiscais traz vários benefícios além de permitir analisar os custos no início do processo. Ele também facilita o controle de estoque, agiliza a contabilização de despesas, auxilia na tomada de decisões estratégicas e garante a conformidade com as obrigações fiscais e regulamentares. Nota Fiscal – É um documento oficial utilizado para comprovar que houve uma transação comercial, seja a venda de produtos ou a execução de serviços. Durante o processo de entrada no ADM, surgem alguns questionamentos, principalmente em relação à mensagem automática que aparece no momento de gravar o documento. Para agilizar os atendimentos, foi realizado um levantamento das dúvidas mais frequentes e, logo abaixo, apresentamos as soluções e/ou motivos.

2-Entrada de Nota Fiscal - Revenda

Para a entrada de notas fiscais, é importante ter conhecimento do tipo de operação a ser realizada. No exemplo abaixo, trata-se de uma entrada para comercialização, sendo os CFOP mais comuns:

3-Diferença do total de ICMS do item e da capa da nota

Em relação aos fornecedores optantes pelo Simples Nacional, quando não é destacada a base e o valor de ICMS em campo próprio na nota fiscal, é permitido o aproveitamento do crédito. No entanto, é necessário informar manualmente no sistema ADM. Você pode encontrar o percentual permitido de acordo com a tabela nas informações adicionais da nota ou no site da NF-e. Esse percentual é válido para as operações tributadas normalmente. Para a substituição tributária, o percentual considerado é o da operação.

De acordo com o “Convênio ICMS 035/2011”, o contribuinte optante pelo Simples Nacional, na condição de substituto tributário, não aplicará a “MVA ajustada” prevista em Convênio ou Protocolo que instituir a Substituição Tributária nas operações interestaduais. Nesse caso, será utilizado o “MVA ST original”. Em relação à substituição tributária, o crédito de ICMS normalmente abatido será calculado nos mesmos termos das demais empresas não optantes e recolhido em guia própria. Portanto, é necessário informar em campo próprio a base e o valor de ICMS para calcular o resultado da substituição tributária.

4-Cálculo PRODEIC - MT

Para o cálculo do PRODEIC, é necessário que a tributação do NCM esteja configurada com a CST 70. Dessa forma, para obter as informações necessárias para o cálculo da substituição tributária, é preciso verificar no cadastro do fornecedor, na “Aba-Dados adicionais”, se o benefício PRODEIC está marcado com a opção “Participa do PRODEIC”.
O cálculo da substituição tributária seguirá os seguintes passos:
• Base de cálculo do ICMS: Será reduzida de acordo com a porcentagem de Redução PRODEIC.
• Base da substituição tributária: Será calculada com base no Índice de Valor Adicionado (IVA) conforme o NCM.
• Substituição tributária: Será aplicado o percentual de ICMS ST PRODEIC sobre a base da substituição tributária.
Essas etapas garantem que o cálculo do PRODEIC seja realizado de forma adequada, seguindo as normas e regulamentações tributárias.

5-Valor total da nota não confere com os valores informados

O valor total da Nota Fiscal é a soma do total dos produtos, substituição tributária, frete, outras despesas e IPI, menos o desconto.

6- O valor total dos títulos deve ser igual ao valor da nota somado ao valor das despesas financeiras e valor apropriar deduzindo o desconto de títulos, o valor bonificado e o valor do imposto retido!

O valor do financeiro é a soma do total da Nota Fiscal e despesas financeiras, menos desconto de título, valor bonificado e imposto retido.

7- Não é permitido dar entrada com CFOP de uso e consumo quando a mercadoria é de revenda!

É recomendado criar uma variação de CFOP sem a flag referente ao uso e consumo marcado. O CFOP marcado como uso e consumo é destinado apenas para casos em que não haverá itens lançados ou quando o cadastro de produto estiver configurado exclusivamente como uso e consumo. Se o CFOP estiver marcado como revenda, pode ocorrer uma divergência nas configurações. Portanto, é importante garantir que a variação de CFOP seja configurada corretamente para evitar conflitos nas operações de entrada ou saída.

8- Este produto não pode ser modificado

No cadastro de fornecedor, “Aba – Dados adicionais” o Tipo do código do produto deve estar marcado como “Código original”.

9- Quando o CFOP do item for 1.403 ou 2.403 é necessário que a classe fiscal do produto seja 10, 30, 60 ou 70!

Essa mensagem pode ocorrer em duas situações:
• Quando a tributação do CFOP x CST não é equivalente.
• Quando o fornecedor é optante pelo simples, é utilizado a CSOSN de 4 dígitos, o ADM sempre busca a tributação conforme NCM do produto, pois uma CSOSN pode equivaler a mais de uma CST.

10- O produto ‘x’ está com o saldo de entrada zerado!

Trata-se de uma nota fiscal de simples faturamento. A remessa de entrada que está sendo vinculada já teve seus valores faturados e agora é necessário vinculá-la a outro simples faturamento. No ADM, existe um relatório que permite consultar essas pendências. Para acessá-lo, basta seguir o caminho: “Relatórios > Entradas > Entradas > Entrada Nota Simples Faturamento”. Nesse relatório, é possível visualizar as pendências relacionadas ao fornecedor em questão.

11- O produto ‘x’ está com quantidade superior à da nota de simples faturamento!

A quantidade lançada está superior à informada na nota de simples faturamento.

12- Estoque insuficiente para o produto -Tela Outras Notas.

Na tela “Outras Notas” não é permitido movimentar produto que controla lote, visto que na tela não há a possibilidade de inserir lote.

13- É necessário informar o percentual do ICMS!

Há duas possibilidades que pode surgir essa mensagem:
• Nota tributada pelo ICMS Normal, porém sem o percentual de ICMS informado.
• Fornecedor optante do simples, mas no cadastro de fornecedor não tem a flag “Super simples” marcada.

14- Este produto não tem local definido!

O produto está sem o local definido, para informar o local, o caminho é: “Menu: Cadastro> Produtos> Estoques> Regra de estoque”.

15- Estoque do produto “x” do lote “y” não pode ser negativo!

Essa mensagem surge ao tentar voltar status da NF devido ao lote lançado do produto não ter a quantidade equivalente, é possível realizar através dos procedimentos abaixo:
1 – Realizar uma correção de estoque de entrada na quantidade que falta o lote.
2 – Voltar a entrada em questão.
3 – Escriture novamente a nota.
4 – Faça uma correção de estoque de saída no lote.

16- Fornecedor não liberado para dar entrada em mercadoria de revenda!

Essa mensagem aparece quando o produto está marcado como revenda, caso permaneça revenda no cadastro de fornecedor, “Aba – Dados do fornecedor” deve estar marcado com a flag “01 – Fornecedor de merc. para revenda”.

17- O fornecedor é exclusivo de despesas fixas mensais, porém não foi possível encontrar o n° do contrato:

Nesse caso, é possível informar o contrato no seguinte caminho, “Menu: Cadastro de fornecedor> Aba-Despesa mensal> Fornecedor exclusivo de despesas fixas mensais”.

18- Este fornecedor não pode ficar sem produtos informados pois não tem autorizações em seu cadastro.

Em Cadastro de fornecedor “Aba – Dados do fornecedor” a flag 02 – “Fornecedor de merc. Para consumo” deve estar marcada.

19- Se o CFOP da capa não for de uso e consumo ou de serviço é necessário informar pelo menos um item.

Caso a mercadoria seja de uso e consumo ou serviço é necessário que o cadastro no CFOP esteja marcado com a flag a operação correspondente.

20- É necessário informar o plano financeiro para produtos de uso e consumo!

É preciso informar o plano financeiro alternativo quando o produto ou o CFOP utilizado está marcado como uso e consumo.

21- Informe qual o tipo de custo será utilizado na entrada!

Se o custo do ADM for maior, o usuário deve escolher qual custo utilizar, seguindo as seguintes regras:
• Fixo o custo do ADM: Esta opção deve ser escolhida se pelo menos um item da nota veio com custo 10 no XML, enquanto no ADM é 00. Nesse caso, o erro é do fornecedor, e é necessário estornar o valor da ST que está sendo pago.
• Fixo o custo do XML: Esta opção é selecionada quando não há diferença entre os custos no XML e no ADM.
• Fixo no XML: Se o custo no XML for maior que no ADM, esta opção deve ser escolhida, pois as informações do XML são utilizadas para a apuração.

Criado em 10 de abril de 2024 às 10:45:08

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Perguntas Frequentes

Uma Nota Fiscal é um documento oficial utilizado para comprovar que houve uma transação comercial, seja a venda de produtos ou a execução de serviços. Sua finalidade é registrar legalmente a operação e os impostos incidentes sobre ela.

Além da análise de custos, o processo de entrada de notas fiscais facilita o controle de estoque, agiliza a contabilização de despesas, auxilia na tomada de decisões estratégicas e garante a conformidade com as obrigações fiscais e regulamentares.

Os principais questionamentos estão relacionados à mensagem automática que aparece no momento de gravar o documento.

Para agilizar os atendimentos, foi realizado um levantamento das dúvidas mais frequentes durante o processo de entrada de notas fiscais, e as soluções e/ou motivos foram apresentados logo abaixo das dúvidas identificadas.