Preço de vendas

Preço de vendas

1- Conceito

O preço de venda nada mais é que o valor cobrado do consumidor pela venda de um produto ou serviço. No cálculo do preço de venda não deve estar contabilizado apenas o valor gasto com a produção, compra ou serviço do produto. É necessário também incluir nessa conta outros gastos como a margem de lucro da empresa. O ADM permite uma maior flexibilidade na negociação com seu cliente, possibilita aplicar aos vários preços de venda múltiplas e condições de pagamento em diversas tabelas de preços. Ao utilizar de forma correta o “Preço de venda *condição de pagamento”, terá uma poderosa ferramenta para as operações de venda.

2- Preços disponíveis no ADM

•  Preço de venda normal;
•  Preço atacado;
•  Preço atacado por quantidade;
•  Preço Promocional;
•  Preço ponta de estoque;
•  Preço por condição de pagamento;
•  Preço manual (F5);
•  Preço por grupo de índice de condições de pagamento;
•  Data de validade de preço de venda;
•  Validade de preço do orçamento;
•  Formação de preços baseado no custo.

3-Preço de venda normal

Menu:

  • Cadastros> Produtos> Custos e preços> Formação de custos e preços.

Preço de venda normal é formado através da tela de “Formação de Custo e Preço”, onde a formação sempre será com a margem de lucro para venda do produto à vista. E para vender este produto a prazo, o tratamento é feito na condição de pagamento acrescendo os prazos estipulados.

Além dessa tela pode-se alterar o preço de venda normal pelas telas “Alteração de preços Manual” e “Alteração de preços Automáticos”.

3.1-Parâmetros de empresas

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Empresas> Aba-Compras e entradas - Santri> Campo-Tipo de precificação automática na entrada.

O preço de venda normal pode ser alterado automaticamente por uma entrada, desde que no parâmetro de empresa na aba “Compras e entradas – Santri” o tipo de precificação automática na entrada esteja marcado para “Somente aumentar o preço” ou “Aumentar ou diminuir o preço”, e o produto tenha margem de lucro informada na aba “Dados compra” no campo “% Margem pretendida” da tela “Cadastro de Produtos”.

Lembrando que somente a Santri Sistemas, tem permissão para acessar a aba “Compras e entradas – Santri”, nesse caso é necessário entrar em contato para sua ativação.

3.2-Consolidar preço

Todo preço de venda para ser utilizado pelo setor de vendas deverá ser consolidado. Para consolidar um preço de venda há três opções:
• Seguir o menu: Cadastros> Produtos> Custos e Preços> Consolidação de preços;
• Através do parâmetro de empresas na aba “Compras e entradas – Santri” na opção da flag “03-Consolidar preços na entrada automaticamente”;
• Através de um processo automático do banco “JOB” que irá consolidar automaticamente os preços não consolidados diariamente às 22:00.

4-Preço atacado

O preço de atacado é utilizado pelas empresas que querem atender um público específico de clientes com preço de venda diferenciado. O preço de atacado é cadastrado nas mesmas telas que é cadastrado o preço de venda normal. Para o cadastro basta informar o valor na coluna “Preço, atac” e definir o percentual na coluna “%Marg, atac, atual” na aba “Resultado” da tela “Formação de Custo e Preço”.
Além do preço de atacado informado no produto, é necessário que outros dois parâmetros sejam definidos para poder utilizar o preço de atacado na venda. •
• Parâmetro primeiro: Na tela “Cadastro de Condições de Pagamento” na aba “Dados da condição” do campo “Tipo de preço” há três opções a escolher:
✓ Normal – Significa que a condição de pagamento irá permitir utilizar somente preço de venda normal para qualquer cliente;
✓ Atacado – Significa que a condição de pagamento será utilizada somente por clientes que estejam definidos para utilizar preço de atacado. Se o produto no momento da venda não tiver preço de atacado será utilizado o preço de venda normal;
✓ Ambos – Significa que a condição de pagamento permitirá venda de produtos com preço normal e preço de atacado. Esta condição de pagamento pode ser utilizada por qualquer cliente, mas o preço de atacado continua sendo permitido somente para o cliente que estiver definido para utilizar o preço de atacado.
• Parâmetro segundo: Na tela “Cadastro de Clientes” na aba “Vendas/financeiro” e sub aba “Outros”, deverá selecionar a opção “Atacado” do campo “Tipo de preço”. Com essa opção definida, se na venda o produto não tiver preço de atacado, será utilizado preço de venda normal.

4.1-Parâmetros de empresas

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Empresas> Aba-Vendas> Flag-16- Permitir utilizar preço de atacado para pessoa física.

Para que seja permitido a venda no atacado para pessoa física, o usuário autorizado poderá marcar a opção da flag “16-Permitir utilizar preço de atacado para pessoa física” da aba “Vendas” em parâmetros de empresas.

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Empresas> Aba-Vendas> Flag-20- Questionar o uso do preço de atacado na venda.

Em parâmetros de empresas há uma opção que questiona o usuário se deseja utilizar o preço de atacado no momento da venda. Na aba “Vendas” opção flag 20-Questionar o uso do preço de atacado na venda”. Com esse parâmetro marcado o ADM irá questionar se deseja ou não utilizar o preço de atacado. Ao desmarcar o ADM irá utilizar automaticamente o preço de atacado

5-Preço atacado por quantidade

O preço atacado por quantidade é cadastrado nas mesmas telas dos cadastros anteriores. Basta informar o valor na coluna “Pço atac qtd” e “% Marg.Atac qtd”. Além das definições acima, será necessário definir a quantidade para utilizar este preço. Na tela “Cadastro de Produtos” deve-se clicar no botão “Preços” localizado na lateral da tela, e abrirá a tela “Dados de Preço do Produto”, onde o usuário poderá clicar no campo “Quantidade” e informar a quantidade para utilizar o preço na venda.

Esse preço poderá ser utilizado para qualquer cliente e qualquer uma das condições de pagamento.

5.1-Parâmetros gerais

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Gerais> Aba-Orçamentos e vendas> Sub abaParâmetros de vendas> Flag16-Exigir comando para uso de preço de atacado por quantidade.

Em parâmetros gerais na aba “Orçamentos e vendas” e sub aba “Parâmetros de vendas” há a opção da flag “16- Exigir comando para uso de preço de atacado por quantidade”. Com essa opção desmarcada o ADM irá utilizar o preço de atacado por quantidade automaticamente, desde que a quantidade vendida atenda a regra do produto. Ao marcá-la o ADM sempre irá utilizar o preço de venda normal.

Para os orçamentos onde tenham itens com preço de venda normal e o vendedor deseja utilizar o preço de atacado por quantidade, basta clicar F11 que o ADM irá substituir os preços de venda normal pelos preços de venda atacado por quantidade.

6-Preço promocional

Menu:

  • Cadastros> Produtos> Produtos> Promoções> Promoções de vendas.

Esse preço é utilizado quando a empresa deseja vender um produto com preço diferenciado, ou seja, um produto em promoção. Para o cadastro do preço promocional de um ou vários produtos, o usuário deverá acessar a tela “Promoções de Venda” onde mostrará vários campos a serem informados, e alguns são obrigatórios como: Data inicial da promoção, data final da promoção, preço promocional etc.

Uma loja deseja cadastrar a promoção de um produto que somente será utilizada no período de 07 a 28 de fevereiro. Para isso, basta informar a data inicial da promoção e o ADM irá permitir a venda a partir da data informada, ou seja, o setor de compras consegue informar antecipadamente os períodos de promoções.
Caso seja estipulado a quantidade do produto para a promoção, deve-se informar a quantidade no campo “Quantidade máxima”, assim o ADM irá desativar a promoção quando a quantidade vendida em promoção atingir a quantidade definida.
Para que a condição de pagamento permita vender produtos em promoção, é necessário marcar a opção da flag “09- Conceder preço promocional”, na aba “Dados da condição” da tela “Cadastro de Condições de Pagamento”.

6.1-Grupos de promoções

Menu:

  • Cadastros> Produtos> Produtos> Promoções> Grupos de promoção por condição de pagamento.

O ADM possui um recurso de criar grupos de promoções ele é opcional para uso. Para criar um grupo de promoção, basta acessar a tela “Grupos de Promoção por Condição de Pagamento”, informar a descrição, a cor para promoção-tela de vendas (Verde ou roxo), adicionar a condição de pagamento clicando no botão “Adicionar” e gravar.

Digamos que a loja x tem condições de pagamento com prazo de até 6x no cartão, permitindo venda de produtos na promoção. Mas ela tem um item específico que deseja vendê-lo em 10x no cartão a promoção, e os demais itens somente até 6x. Nesta situação pode-se criar um grupo de promoção, vincular a condição de 01 até 10x nesse grupo, e informar este grupo no momento de cadastrar a promoção.

7-Preço ponta de estoque

Esse preço o ADM permite utilizar somente para produtos que controlam lote.

Em um mesmo produto podem ter quantidades em lotes diferentes como: Produto piso em estoque 334 m², onde essa metragem está composta pelos seguintes lotes:
Lote 01 quantidades de 14 m²;
Lote 02 quantidades de 120 m²;
Lote 03 quantidades de 200 m².

O preço de venda do metro quadrado deste piso é de R$29,90, caso a loja queira definir um preço diferenciado para o “Lote 01 de R$ 9,90”, o usuário deverá acessar o menu “Estoque> Verificação de lotes” e definir duas situações:
• Primeira – O lote que será ponta de estoque;
• Segunda – O campo “mult. Venda” que define a quantidade a ser vendida do lote como ponta de estoque.
Caso o usuário queira vender a quantidade total, deve-se informar o valor de “14” no campo “mult venda”. Se desejar vender qualquer quantidade, não deve informar nenhum valor no campo “mult venda”, e caso queira vender uma fração dos 14 como “7”, basta informar no campo “mult venda” o valor de “7”.

Só será permitido informar que o lote é ponta de estoque, quando estiver trazendo o estoque de todas as empresas.

8-Preço por condição de pagamento

A condição de pagamento trabalha com índice, e este índice é aplicado sob os preços de venda existentes no ADM.

Digamos que o preço normal seja o valor de R$ 70,00 e há duas condições de pagamento cadastrada:
Condição 1– Para vendas à vista sem acréscimo no preço, o índice desta condição será 1.000. Dessa forma o preço de venda do produto será de 70,00 x 1 = 70,00.
Condição 2– Para vendas no cheque com 30 dias, que será cobrado um juro de 3% ao mês, o índice desta condição será 1.03. Dessa forma o preço de venda do produto será de 70,00 x 1,03 = 72,10.

9-Preço (F5)

No preço (F5) o ADM permite ao vendedor manipular o preço de venda do produto.

O vendedor João realizou um orçamento com dois produtos:
1-Produto cimento com o preço de R$ 20,00;
2-Produto porta com o preço de R$ 80,00.
O cliente pediu um desconto ao vendedor, para pagar o valor de R$ 19,00.
Para que o vendedor possa dar o desconto somente no produto cimento, ele deverá teclar “F5” e informar no produto cimento o valor de R$ 19,00, dessa forma o orçamento terá desconto no item cimento, para cobertura do preço. E o produto porta manteve o preço e consequentemente com uma margem melhor.

Para utilizar o F5 há duas parametrizações em duas situações:

9.1-Parâmetros de empresas

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Empresas> Aba-Vendas-Santri> Flag 10- Utilizar F5.

Em parâmetros de empresas o usuário poderá definir se irá ou não utilizar F5, marcando a opção da flag “10-Utilizar F5” da aba “Vendas Santri”.

Lembrando que somente a Santri Sistemas tem permissão para acessar a aba “Vendas – Santri”, para ativar esse parâmetro entre em contato com o suporte da Santri Sistemas.

9.2-Parâmetros gerais

Menu:

  • Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Gerais> Aba-Orçamentos e vendas> sub abaParâmetros de vendas> Flag 03-Mostrar desconto do F5.

Em parâmetros gerais na aba “Orçamentos e vendas”, sub aba “Parâmetros de vendas” o usuário poderá marcar a opção da flag “03-Mostrar desconto do F5”. Com essa opção marcada o ADM irá permitir dar desconto para todos os itens de uma única vez, e se estiver desmarcada será permitido desconto somente do item selecionado.

10-Preço por grupo de condições de pagamento

Menu:

  • Cadastros> Financeiro> Grupos de índices de preços de condições.

Esse processo é utilizado pelas empresas que precisam manter o preço de venda para condições com índice diferente. Para criar um grupo de condição de pagamento basta acessar a tela “Grupos de índices de Preços de Condições”, informar os campos: Nome, condição de pagamento base, data de validade e condições de pagamento liberadas (As condições que terão o mesmo índice da condição de pagamento informada no campo “Condição de pagamento base” e gravar. Após cadastrar o grupo para utilizar é necessário vincular o grupo ao produto na tela “Cadastro do Produtos”, na aba “Outros dados” basta o usuário selecionar o grupo de índice de preço que será utilizado pelo produto, no campo “Grupo de índice de preços”.

11-Data de validade de preço de venda

Menu:

  • Cadastros> Produtos> Produtos> Custos e preços> Formação de custo e preço.

É utilizado para venda de produtos sob encomenda. Para utilizar a data de validade do preço de venda, basta acessar a tela “Formação de Custo e Preço” e na aba “Adicionais” informar o campo “Data de validade do preço de venda”. Também pode ser através da tela “Cadastro de Produtos” na aba “Principais” no campo “Dt.validade do preço”. Ao gerar um orçamento onde o produto informado for sob encomenda, e tiver a data de validade de preço informada e vencida, irá aparecer uma mensagem alertando que o item está com o preço vencido e não permitirá a inclusão deste item no orçamento.

Lembrando que não é obrigatório o uso da data validade de preço de venda.

12-Validade de preço do orçamento

Em validade de preço do orçamento, o mesmo valor do orçamento no ADM garante para X dias conforme parametrizado. No caso da empresa x querer que os orçamentos tenham validade de três dias, basta o usuário parametrizar essa opção.

Cadastros> Parâmetros> Parâmetros> Gerais> Aba-Orçamentos e vendas> sub abaGeral> Campo-Qtd. de dias para validade do orçamento.

Em parâmetros gerais na aba “Orçamentos e vendas” na sub aba “Geral”, o usuário poderá informar o número de dias (Exemplo 3) no campo “Qtd. de dias para validade do orçamento”.
Dessa forma se o vendedor realizar um orçamento do dia “02 de fevereiro”, este orçamento poderá ser fechado pelo vendedor com os mesmos preços até o dia “04 de fevereiro”, mesmo que nesse intervalo de tempo tenham produtos que sofreram alteração de preço.

Em geral esse parâmetro é informado apenas um dia, ou seja, para o mesmo dia do orçamento.

13-Formação de preços baseado no custo

Essa regra de preço é utilizada por empresas que praticam preço de venda diferenciado para empresas do grupo.

Digamos que João tem uma empresa atacadista e uma varejista, onde a empresa atacadista comercializa o produto “Piso” que custou para ela R$10,00 e vende por R$20,51 devido ao seguinte cálculo:

Para a venda desse produto na “Empresa Atacadista” teremos as seguintes incidências: (-17% ICMS); (-9,25 PIS e COFINS); (-15% custo operacional); (-10% de lucro). Portanto esse produto deverá ser vendido por R$ 20,51.
- 15% Custo Operacional - 10% de Lucro Para a venda desse produto na “Empresa Varejista” teremos as seguintes incidências: (-17% ICMS); (-9,25 PIS e COFINS); (-5% custo operacional); (-2% de lucro). Portanto esse produto deverá ser vendido por R$ 14,95.

13.1- Condições de pagamento

Menu:

  • Cadastros> Financeiro> Condições de pagamento.

Para praticar este preço conforme cálculo acima, o usuário deverá acessar a tela “Cadastro de Condições de Pagamento” e informar o índice preço no campo “Índice preço para aplicar no custo” da aba “Condição especial baseada em custo de estoque”.
Para utilizar esta condição de pagamento é necessário parametrizar duas situações:
• Na tela “Cadastro de Condições de Pagamento” na aba “Dados da condição”, deve-se marcar a opção da flag “05-Restrita”;
• Na tela “Cadastro de Clientes” na aba “Formas pagto” informar a condição de pagamento liberadas.

14-Acesso

Menu:

  • Cadastros> Funcionários> Autorizações de Telas e Processos.

Além da parametrização em parâmetros gerais e parâmetros de empresas, é necessário que o usuário tenha autorização as telas e processos para acessar:
• Cadastro de clientes;
• Cadastro de produtos;
• Formação de custos e vendas;
• Promoções de vendas;
• Condições de pagamento;
• Grupos de promoção por condição de pagamento.

Criado em 10 de abril de 2024 às 10:20:41

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Perguntas Frequentes

O preço de venda nada mais é que o valor cobrado do consumidor pela venda de um produto ou serviço. No cálculo do preço de venda não deve estar contabilizado apenas o valor gasto com a produção, compra ou serviço do produto. É necessário também incluir nessa conta outros gastos como a margem de lucro da empresa.

Os preços são: Preço de venda normal, preço atacado, preço atacado por quantidade, preço Promocional, preço ponta de estoque, preço por condição de pagamento, preço manual (F5), preço por grupo de índice de condições de pagamento, data de validade de preço de venda, validade de preço do orçamento e formação de preços baseado no custo.